Documentário brasileiro sobre Amazônia será exibido em Cannes
"A Queda do céu" acompanha um importante ritual fúnebre indígena e faz críticas à presença do garimpo e das epidemias trazidas por forasteirosO documentário brasileiro "A queda do céu", dirigido por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, foi selecionado para ser exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, anunciou nesta terça-feira, 16, a organização da mostra paralela.
A produção é ambientada na região da Amazônia e fala sobre o povo Yanomami. Eryk Rocha é filho do diretor Glauber Rocha (1939-1981), autor de clássicos como "Deus e o diabo na terra do sol" e "O dragão da maldade contra o santo guerreiro".
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"A queda do céu" é baseado no livro homônimo do antropólogo francês Bruce Albert e do líder indigena, xamã e escritor Davi Kopenawa Yanomami. Segundo a sinopse, o filme acompanha um importante ritual fúnebre, o "Reahu", e critica a presença do garimpo e das epidemias trazidas por forasteiros para as terras yanomami.
Quinzena dos Realizadores celebrará sua 56ª edição, durante o Festival de Cannes, com 21 longas-metragens e oito curtas-metragens. A mostra também selecionou filmes da Espanha ("Volveréis", de Jonás Trueba), Argentina ("Algo viejo, algo nuevo, algo prestado", de Hernán Rosselli) e Chile ("Los hiperbóreos", de Cristóbal León e Joaquín Cociña).
Outros destaques são os filmes independentes dos Estados Unidos, que incluem "Christmas Eve in Miller's Point", de Tyler Taormina, com Francesca Scorsese e Sawyer Spielberg, dois integrantes de famílias consagradas de Hollywood.
Também foram selecionados o francês "Les pistoles en plastique", de Jean-Christophe Meurisse", e o primeiro filme do diretor palestino Mahdi Fleifel, "To a land unknown".
Leia também | Diretor cearense Karim Aïnouz concorre à Palma de Ouro em Cannes