Novo gestor da Secultfor, Roberto Viana promete diálogo com artistas

O novo secretário da Cultura de Fortaleza, Roberto Viana, prometeu diálogo com artistas locais; tópico era crítica constante sobre gestão anterior

16:48 | Abr. 11, 2024

Por: Miguel Araujo
Roberto Viana, secretário da Cultura de Fortaleza, concedeu entrevista à Rádio O POVO/CBN (foto: Reprodução/YouTube O POVO Online)

Novo secretário da Cultura de Fortaleza, o músico Roberto Viana prometeu diálogo com a classe artística da capital cearense nos próximos meses de gestão. O tópico foi uma crítica recorrente de artistas da Cidade a Elpídio Nogueira, antecessor de Viana no comando da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor).

O atual gestor da pasta concedeu entrevista à rádio O POVO/CBN nesta quinta-feira, 11. Ele respondeu a temas como o Festival de Música da Juventude de Fortaleza (do qual foi um dos idealizadores), possibilidades de programação para o Mercado dos Pinhões, previsão de conclusão das obras no entorno do Centro Cultural Belchior (CCBel) e, claro, diálogo com artistas.

“Eu sou um homem do diálogo. Acredito que o doutor Elpídio, por conhecê-lo, também sempre foi. Obviamente, pode haver um desafio ou outro, algum problema que a gente não consiga encarar ou atender da melhor forma, mas acho que uma grande virtude de um servidor do povo é de em algum momento entender se há uma autocrítica a fazer. Estou chegando agora e abrindo todos os diálogos com a classe artística”, disse.

Leia também | Embates entre Secultfor e classe artística marcam gestão

Nesse sentido, Roberto Viana destacou estar conversando com representantes de diferentes linguagens artísticas, como dança, teatro e artes urbanas. O novo secretário também afirmou que sua gestão terá olhar especial para artistas da periferia de Fortaleza, uma “turma que muitas vezes não é atendida” e “precisa do investimento e amparo público para poder desempenhar seu talento”.

“Sou um agitador cultural, também converso com outros núcleos e garanto que uma coisa que não vai faltar, uma marca na nossa gestão vai ser o diálogo. Conseguir fazer tudo vai ser nosso sonho e desafio maior, mas me comprometo (com o diálogo) e peço que venham dialogar comigo. Apenas assim, juntos, Prefeitura e classe artística, sem divisão, a gente vai conseguir chegar a soluções”, pontuou.

Elogios à gestão anterior e desafios à frente

Ao ser questionado sobre as principais metas e urgências dos próximos meses de gestão, Roberto Viana ressaltou sua carreira “ligada à cultura” atuando como músico e produtor. Ele também disse que os desafios - apesar de não especificá-los - são “enormes e diários” para uma cidade com o tamanho que Fortaleza apresenta.

O novo secretário também exaltou o trabalho de seu antecessor, Elpídio Nogueira, e afirmou que chega à Secultfor “com a casa muito bem arrumada”. Em sua análise, a pasta “passou a ser uma vitrine” dentro da gestão do prefeito Sarto muito pela atuação do ex-secretário e citou entregas recentes de equipamentos, como a Escola Pública de Artes Visuais.

| Leia mais | Cultura na gestão Sarto é marcada por recordes negativos de investimentos

Além das inaugurações de estruturas, indicou iniciativas de ocupação cultural na Cidade e o pacote de editais com investimento de R$ 31 milhões para este ano. “Estou chegando com muita boa vontade e sangue no olho para poder atender e humildade para conseguir entender os desafios, fazer uma mea culpa e bola para frente para avançarmos nesses desafios”, acrescentou.

Mercado dos Pinhões

Outro tópico abordado durante a entrevista com Roberto Viana foi o Mercado dos Pinhões, no Centro de Fortaleza. Questionado sobre possíveis atividades para aumentar a movimentação no espaço, o secretário indicou que há reformas previstas no local e “já recebeu ideias” de ocupação com atividades infantis.

“Estou conversando com o comércio local para ter um entendimento e chegar em um plano efetivo para fazer o melhor aproveitamento daquele espaço que é histórico na nossa Cidade”, explanou., Merca

Centro Cultural Belchior

De acordo com Roberto Viana, as obras de estruturação do entorno do Centro Cultural Belchior (CCBel), localizado na Praia de Iracema), estão previstas para serem concluídas entre maio e junho.

O gestor aponta que atividades continuam sendo feitas no próprio equipamento e haverá nesta sexta-feira, 12, um bate-papo com BNegão, vocalista do Planet Hemp, e o artista cearense Mateus Fazeno Rock. Ambos estão na programação da final do Festival de Música da Juventude de Fortaleza.