Mona Gadelha lança single na véspera do aniversário de Fortaleza

A cantora e compositora Mona Gadelha lança um single sobre Fortaleza na véspera do aniversário da capital cearense

17:20 | Abr. 10, 2024

Por: Miguel Araujo
No single Fortaleza ou Nada, Mona Gadelha pontua lirismo e dores de amor em uma Fortaleza cuja identidade é representada por Iracema (foto: Taís Monteiro/Divulgação)

A cantora, compositora e jornalista cearense Mona Gadelha lança nas plataformas digitais de música nesta sexta-feira, 12, o single “Fortaleza ou Nada”. A ação ocorre na véspera do aniversário de 298 anos da capital cearense e inclui a publicação de um clipe dirigido por Taís Monteiro.

A faixa é a primeira parceria de Mona Gadelha com o compositor paulistano Romulo Fróes e “reporta-se a uma Fortaleza cuja identidade é representada por Iracema, em uma riqueza de símbolos da cidade, pontuando lirismo e dores de amor”.

| Veja também | Mona Gadelha, palavra e música (Memória O POVO)

Com violão e guitarra de Allen Alencar e programação eletrônica e mixagem de Fred Pacheco, a música tem “diálogos e interferências entre as sonoridades clássicas e ruídos experimentais de guitarra”.

Além dos lançamentos do single e do videoclipe, haverá uma live na sexta-feira, 12, com Mona Gadelha, Romulo Fróes e Taís Monteiro para falar sobre a criação e a produção do trabalho em que cada um esteve em uma cidade diferente - Fortaleza (CE), Recife (PE) e São Paulo (SP).

Mona Gadelha atuou como cantora/autora da música, Romulo Fróes como autor da letra e diretor artístico e Taís Monteiro como diretora de arte e foto da capa, além da concepção e direção do clipe.

Sobre Mona Gadelha

Cantora, compositora, jornalista e pesquisadora, Mona Gadelha participou do disco "Massafeira" (1980) com o blues "Cor de Sonho". Sua discografia é composta por sete discos ("Mona Gadelha", 1996; "Cenas & Dramas", 2000; "Tudo se Move", 2004; "Salve a Beleza", 2010; "Praia Lírica, um tributo à canção cearense dos anos 70", 2011; e "Cidade Blues Rock nas Ruas", 2013 - este também em CD e DVD ao vivo, 2014).

Criou e foi curadora de projetos culturais com circulação em São Paulo e outras cidades, entre espetáculos musicais, literários e exposições de artes visuais, com a produtora Brazilbizz. Atua também como coordenadora do Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes.

Lançamento de "Fortaleza ou Nada"

Leia no O POVO + | Confira mais histórias e opiniões sobre música na coluna Discografia, com Marcos Sampaio