'A Hora da Estrela' é digitalizado e terá nova estreia nos cinemas

O filme-adaptação da obra de Clarice Lispector "A Hora da Estrela" é digitalizado pelo projeto Sessão Vitrine Petrobras e ganha lançamento nos cinemas

19:10 | Abr. 09, 2024

Por: Pedro Dias
Filme A Hora da Estrela (1985) de Suzana Amaral recebe cópia digitalizada e estreia nos cinemas brasileiros. (foto: Reprodução / A Hora da Estrela 1985)

A Sessão Vitrine Petrobras anuncia a digitalização e novo lançamento do filme “A Hora da Estrela”. A produção cinematográfica nacional é uma releitura do livro de Clarice Lispector que carrega o mesmo nome.

A versão digitalizada do filme terá nova estreia no dia 16 de maio de 2024 nos cinemas brasileiros.

“A Hora da Estrela”, de 1985, dirigido pela cineasta Suzana Amaral, já recebeu diversos títulos em grandes festivais no Brasil e também internacionais.

Além disso, a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) nomeou o longa-metragem como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

A digitalização do trabalho está aos cuidados de Débora Butruce, curadora e responsável pelos filmes de patrimônio cultural do projeto “Sessão Vitrine Petrobras”. O lançamento do filme passará pelos cinemas de mais de 20 cidades no país a preços acessíveis.

Leia também | Projeto de cinema do MIS e Porto Iracema abre inscrições gratuitas

A trama do filme acompanha a jovem Macabéa, uma nordestina que vive uma vida sem muitas emoções e viaja ao Rio de Janeiro para trabalhar como datilógrafa. Lá, Macabéa encontra um rapaz metalúrgico no qual se apaixona e sonha com a felicidade.

Por "A Hora da Estrela", Suzana Amaral conquistou o Festival de Berlim

Suzana Amaral (1932-2020) foi uma grande cineasta e roteirista brasileira. Conhecida por seu trabalho em "A Hora da Estrela", pelo qual venceu dois prêmios no Festival de Berlim, ela já acumulou duas indicações ao Grande Otelo, ambas na categoria de melhor roteiro adaptado, por "Uma Vida em Segredo" e "Hotel Atlântico".

Leia também | Filme cearense 'A Filha do Palhaço' ganha 1º trailer

Sobre o projeto Sessão Vitrine Petrobrás

A Sessão Vitrine é um projeto de distribuição coletiva de filmes brasileiros. Com um lançamento mensal, seu objetivo é a formação de público. A Sessão Vitrine já alcançou 250 mil espectadores nos cinemas e conquistou diversos prêmios no Brasil.

Possui uma rede de cinemas parceiros com mais de 20 cidades em, pelo menos, 15 estados e, através das plataformas digitais.

A curadoria da Sessão Vitrine Petrobras é feita pela criadora do projeto e da Vitrine Filmes, Silvia Cruz, em parceria com a curadora Talita Arruda e Débora Butruce, esta responsável pelos filmes de patrimônio.