Projeto de cinema do MIS e Porto Iracema abre inscrições gratuitas

Procurando realizar um intercâmbio entre trabalhos audiovisuais do Ceará e produções internacionais, o projeto Porto MIS CineFabrique abre inscrições para estudantes de cinema

20:22 | Abr. 05, 2024

Por: Pedro Dias
Fruto de parceria entre a Escola Porto Iracema das Artes, Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) e a Escola Superior de Cinema CinéFabrique, em Lyon, na França, iniciativa reunirá estudantes franceses e brasileiros para realizar dois curtas-metragens de ficção (foto: Divulgação / Cinefabrique.fr)

Como forma de incentivo à produção audiovisual do Estado, a Escola Porto Iracema, em parceria com o Museu de Imagem e Som do Ceará (MIS) e o programa "Cine Nomad School" da CinéFabrique, na França, abriu inscrições para o processo seletivo do “Porto MIS CinéFabrique”.

Na ocasião, estudantes de cinema do Ceará trocarão experiências com estudantes franceses para a elaboração de dois curta-metragens no gênero ficção.

A seletiva oferece vagas para 10 projetos, com inscrições gratuitas on-line. O período para inscrições segue até o dia 14 de abril, às 23 horas.

Conheça mais sobre o projeto de cinema

A iniciativa “Porto MIS CinéFabrique” tem como intuito promover a realização de dois curtas-metragens no gênero ficção, num processo formativo. A união entre os equipamentos culturais e o programa internacional “Cine Nomad School”, da CinéFabrique, busca um intercâmbio cultural entre a produção audiovisual cearense com as produções francesas.

Além disso, o programa contempla a ida do/a diretor/a e do/a montador/a de cada filme para uma temporada de pós-produção realizada inteiramente na sede da CinéFabrique, na cidade de Lyon, na França, para a montagem dos filmes. As despesas de deslocamento e hospedagem das pessoas beneficiadas são de responsabilidade das instituições parceiras.

Confira | 21º Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições com nova categoria

O curso formativo terá como foco o desenvolvimento de roteiros de ficção, no audiovisual. O percurso será dividido em quatro módulos: Pesquisa (Módulo 1); Estrutura e Personagem (Módulo 2); Escrita de Roteiro (Módulo 3); e Preparação para Pitching (Módulo 4). 

As aulas da primeira etapa serão ministradas por grandes nomes do audiovisual cearense, entre eles, a professora e roteirista Natália Maia, o diretor e roteirista Samuel Brasileiro, o roteirista e realizador Wislan Esmeraldo e o diretor e roteirista Déo Cardoso

Como será o processo seletivo do projeto?

Após a finalização das inscrições, os projetos passarão por um processo onde serão analisados. A fase da seleção aconterá entre os dias 15 e 19 de abril, contando com duas etapas. A primeira etapa consiste na análise dos projetos, com os resultados da análise sendo divulgado no dia 16.

A segunda etapa acontecerá nos dias 17 e 18, onde os selecionados passarão por uma entrevista presencial na sede do Porto Iracema das Artes, pela manhã. Os resultados finais do processo seletivo serão divulgados no dia 19 e as atividades se iniciarão no dia 22 deste mês.

Conheça as etapas do Projeto Porto MIS CinéFabrique

Os alunos selecionados para o projeto Porto MIS CinéFabrique passarão por duas etapas formativas. 

Primeira etapa:

A primeira etapa do projeto consiste no Ateliê de Roteiro de Curta-Metragem de Ficção, ofertado pelo Porto Iracema das Artes. Durante essa fase, serão selecionadas dez propostas de roteiros de ficção inéditos, de até dez minutos, a serem desenvolvidos sob orientação, entre abril e junho.

Os dez roteiros finalizados serão apresentados em um pitching para seleção dos dois projetos a serem contemplados na segunda etapa.

Segunda etapa:

Na segunda etapa, os dois roteiros selecionados no pítching da primeira fase serão produzidos pelo programa Porto Mis CinéFabrique. A produção ocorrerá entre junho e julho de 2024.

Cada equipe de realização será composta por 5 estudantes da CinéFabrique e 5 estudantes do projeto contemplado (incluindo diretor/a e montador/a).

Confira | Inspirado em Paulo Diógenes, filme estreia em maio nos cinemas

Quem pode participar?

Podem participar do processo seletivo pessoas físicas, sendo, obrigatoriamente: 1 diretor(a)-roteirista e 1 montador(a) por projeto, segundo os seguintes critérios de acesso:

  • Cearenses natos ou com residência comprovada no estado do Ceará há 3 (três) anos;
  • Idade mínima de 18 (dezoito) anos;
  • Estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e/ou formação continuada (mínimo de 160 horas) em cinema e audiovisual;
  • Formação e experiência comprovada com roteiro de ficção audiovisual de curta-metragem.

Observações:

  • O mesmo proponente pode acumular as funções de roteirista e diretor ou roteirista e montador.
  • O projeto pode, opcionalmente, incluir 1 co-roteirista.
  • Poderão participar do pitching para o programa Porto MIS CinéFabrique somente o roteiros desenvolvidos no âmbito do Ateliê de Roteiros de Curta-metragem de Ficção, objeto desta seleção

CinéFabrique forma profissionais do audiovisual

A CinéFabrique é uma escola de cinema localizada em Lyon, na França, cujo foco é formar profissionais para o campo audiovisual, com oferta de cursos de graduação em três anos nas áreas de roteiro, produção, fotografia, som, edição, direção de arte e efeitos especiais, favorecendo populações jovens com mais dificuldade de acesso à profissionalização.

Com metodologia centrada na inserção profissional dos alunos, a CinéFabrique mantém um quadro de formadores de reconhecimento nacional e internacional, oferecendo, além das graduações, cursos de curta duração.

Projeto Porto MIS CinéFabrique