Kurt Cobain: 30 anos da morte artista que marcou a música mundial
Um dos nomes mais relevantes do rock internacional, Kurt Cobain, do Nirvana, morreu há 30 anos
19:45 | Abr. 05, 2024
Há 30 anos, o rock internacional perdia um dos seus mais relevantes músicos. Cantor, compositor, guitarrista e vocalista, Kurt Cobain morreu aos 27 anos de idade no dia 5 de abril de 1994.
Em 1987, fundou a banda de rock Nirvana que foi considerada a pioneira no estilo grunge, um subgênero do rock alternativo.
Celebrando a memória de Kurt Cobain, o Vida&Arte homenageia o artista que marcou gerações e deixou um legado na música. Confira:
Leia também | "Nevermind": Lançado há 30 anos, álbum do Nirvana mudou a história do rock
Lançamento de “Nevermind” e ascenção do Nirvana
Segundo álbum de estúdio do Nirvana, “Nevermind” é considerado um marco da música no início da década de 1990. Com o lançamento em setembro de 1991, o Nirvana se consolidou no rock, dando surgimento a um novo subgênero: o grunge.
Entre os sucessos atemporais: “Smells Like Teen Spirit”, “Come As You Are” e “Polly”, o disco é reconhecido pelas publicações especializadas Rolling Stone e Time como um dos maiores álbuns de todos os tempos.
Show do Nirvana no Brasil
Trazendo a turnê do álbum “Nevermind”, as únicas apresentações do Nirvana no Brasil foi no ano de 1993. Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic se apresentaram em São Paulo e no Rio de Janeiro dentro da programação do festival Hollywood Rock.
Relação com o músico brasileiro Arnaldo Baptista
Com a passagem pelo Brasil em 1993, Kurt conheceu a banda Os Mutantes, na época formada por Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias. Tendo gostado das produções da banda brasileira, Kurt quis conhecer o músico Arnaldo Baptista.
O encontro, no entanto, não aconteceu, porém o vocalista do Nirvana escreveu uma carta ao brasileiro: “Arnaldo, desejo a você o melhor”.
Filmes e documentários sobre Kurt Cobain
Com um legado na música mundial, Kurt teve sua vida e trajetória retratada em filmes e documentários. Dentre os produtos audiovisuais: “Kurt & Courtney” (1998), “Kurt Cobain - Retrato de uma Ausência” (2009) e “Kurt Cobain: Montage of Heck” (2015).