Ratinho é acusado de racismo recreativo ao constranger bailarina
O programa foi ao ar na última segunda,1º, e o apresentador foi acusado de racismo recreativo nas redes sociais; conheça o termoNa noite da última segunda, 1º, o apresentador do SBT, Ratinho, constrangeu uma das bailarinas de seu programa ao questionar se seu cabelo crespo era peruca ou não e pedir para outra dançarina puxá-lo para comprovar. O ato logo gerou revolta nas redes sociais e foi encarado como racismo recreativo.
No trecho do programa, Ratinho vai até a bailarina Cíntia Melo e questiona, primeiramente, se o cabelo "black" da moça era peruca. Sorrindo e aparentemente constrangida com a indagação do apresentador, Cíntia responde: "Não é peruca, é o meu cabelo. Hoje é o meu".
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O apresentador não acreditou e, ainda fazendo “piada”, insinuou ter visto um “piolhinho” na cabeleira da moça. Para tirar todas as "dúvidas", pediu para Milene Uehara (uma mulher branca) puxar o cabelo de Cintia.
A assistente puxou, e depois confirmou que o cabelo era de fato da bailarina. As duas se abraçaram e sorriram. Naquele momento, Cintia apenas deu risada da situação e seguiu com o programa. "Então é bonito. Mas eu achei que era uma peruca”, concluiu Ratinho.
RACISMO É CRIME!
Cenas de racismo explícito no “Programa do Ratinho”. Esta violência é inaceitável! Isso é crime e o apresentador precisa ser responsabilizado! A emissora também deve se posicionar o mais rapidamente sobre estas cenas nojentas. REVOLTANTE! pic.twitter.com/RGR73kXku8
Repercussão nas redes sociais
Poucas horas depois da exibição na TV, o trecho repercutiu nas redes sociais e diversas pessoas repudiaram a atitude de Ratinho.
“Cenas de racismo explícito”; “Humilhou uma bailarina do seu programa chamando o cabelo black power dela de peruca” e “Inaceitável” foram algumas das reações no X, antigo Twitter.
Muitos seguidores também comentaram no perfil do apresentador no Instagram, cobrando um posicionamento. No entanto, Ratinho e o SBT ainda não se pronunciaram sobre o caso.
O que é racismo recreativo?
Racismo recreativo é o preconceito camuflado de piada, humor hostil e ofensas disfarçadas de brincadeiras contra grupos específicos. Geralmente reproduzido em ambientes como estádios, campos de futebol e palcos de stand up comedy, ele costuma diminuir pessoas negras, asiáticas e indígenas, mostrando-as como incompetentes e reforçando estereótipos.
Assim, o racismo recreativo pode ser manifestado de muitas formas e meios diferentes, tudo para que o agressor se sinta confortável com a situação. Por exemplo, pessoas negras são associadas a macacos, uma mulher negra acaba sendo retratada de maneira sexualizada ou indígenas são apresentados como preguiçosos.