'Ansiosa para ser presa': JK Rowling afronta nova lei contra crimes de ódio
Autora de Harry Potter é envolvida em polêmicas por se opor ao movimento trans; nesta semana, ela desafiou a nova lei contra crimes de ódio da EscóciaA escritora da saga Harry Potter, JK Rowling, se envolveu em mais uma polêmica nesta semana. Ela afrontou a nova lei da Escócia contra crimes de ódio com uma série de postagens em sua rede social, afirmando que a Polícia poderia prendê-la se realmente acha que ela cometeu um crime.
A autora mora em Edimburgo, capital da Escócia, e em 2020 causou revolta nas redes sociais por fazer tweets considerados transfóbicos. Desde então, Rowling vem se opondo ao movimento trans na luta de direitos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
J.K. Rowling diz que "ficaria feliz" em ser presa por transfobia; CONFIRA
JK Rowling: nova lei entrou em vigor nesta segunda, 1°
O dispositivo escocês foi criada em 2021, mas entrou em vigor nesta segunda-feira, dia 1°. A Lei de Crimes de Ódio e Ordem Pública criminaliza "comportamento ameaçador ou abusivo com a intenção de incitar ódio" contra um grupo de pessoas, baseada na idade, deficiência, religião, orientação sexual, identidade transgênero e variações em características sexuais.
A pena pode chegar até sete anos de prisão.
JK Rowling afirma que está “ansiosa para ser presa”
A escritora postou sua afronta sobre a lei nas mídias sociais.
"Os legisladores escoceses parecem ter dado mais valor aos sentimentos dos homens que realizam sua ideia de feminilidade, por mais misógina ou oportunista que seja, do que aos direitos e liberdades das mulheres e meninas reais", escreveu a escritora.
"É impossível descrever ou enfrentar com precisão a realidade da violência e da violência sexual cometida contra mulheres e meninas, ou abordar o atual ataque aos direitos das mulheres e meninas, a menos que possamos chamar um homem de homem".
"Se o que escrevi aqui se qualifica como uma ofensa sob os termos da nova lei, estou ansiosa para ser presa quando retornar ao local de nascimento do Iluminismo Escocês", afirmou a autora, que no momento está fora do país.
J.K. Rowling lança livro sobre mulher transfóbica e reacende polêmica; VEJA