Salão de Abril abre 75ª edição com homenagem a Descartes Gadelha
Importante evento das artes visuais no Ceará, tradicional Salão de Abril chega à 75ª edição nesta segunda-feira, 1º, com homenagem a Descartes Gadelha
10:43 | Abr. 01, 2024
Com homenagem ao pintor, desenhista e escultor cearense Descartes Gadelha, o tradicional Salão de Abril chega à 75ª edição nesta segunda-feira, 1º, quando ocorre a abertura do evento. Novamente sediada no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, a exposição fica disponível para visitação de forma gratuita até o fim de junho.
Ao todo, são exibidas 38 obras de artistas nordestinos e duas do próprio Descartes Gadelha. O público pode conferir instalações, fotografias, pinturas, ilustrações, performances e outros trabalhos. Ao longo da edição, o Salão de Abril também promoverá atividades como seminários e intervenções artísticas.
| Leia também | Exposição de artistas cearenses abre Semana de Arte em São Paulo
Entre os nomes presentes nesta edição estão artistas como Blecaute, Gerson Ipirajá e Amanda Nunes. Neste ano, o Salão de Abril reúne obras de profissionais de cidades como Juazeiro do Norte, Crato, Aratuba, João Pessoa (PB), Salvador (BA) e Teresina (PI), além de Fortaleza. Os projetos inscritos foram avaliados por equipe curatorial formada por Aldonso Palácio, Cecília Bedê, Junior Pimenta e Lucas Dilacerda.
O que é o Salão de Abril?
O Salão de Abril é um importante evento das artes visuais do Estado, organizado pela a Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).
Leia mais
A edição deste ano homenageia o artista expressionista Descartes Gadelha. O pintor é conhecido por ter uma obra com um lirismo singular, que retrata a sensibilidade do comportamento humano e representa de forma autêntica personagens populares nordestinos, a partir da observação do cotidiano.
75º Salão de Abril
Quando: abertura nesta segunda-feira, 1º, às 18 horas; visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 17 horas, e aos sábados, das 10h às 16 horas; disponível até 29 de junho
Onde: Centro Cultural Casa Barão de Camocim (rua General Sampaio, 1632 - Centro)
Gratuito