Concurso de melhor fantasia de Papangu ocorre em Peroba

Neste sábado, 30, a praia da Peroba recebe o 1º Festejo Cultural de Papangus; na ocasião, a população, vestida com roupas feitas à mão, desfilam pela cidade afora

Neste sábado, 30, acontece o 1º Festejo Cultural de Papangus, na Praia da Peroba. O evento, que remonta à tradição da região, contará este ano com um concurso no qual serão avaliadas os melhores papangus da cidade. O desfile acontecerá a partir das 18 horas, na Quadra da Peroba, avaliando caracterizações mirins e adultos.

O prêmio da ocasião será coletado através de doações feitas pela própria população para a Chave PIX da Associação Preserve Peroba. Doações acima de 50 reais receberão como lembrança uma foto, autografada pelo fotógrafo Nicolas Gondim, da coleção Papangus da Peroba, no tamanho 21 x 29.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Conheça mais sobre os Papangus da Peroba

O evento é caracterizado como um desfile/manifestação, onde moradores locais criam artesanalmente suas próprias fantasias de Papangus utilizando materiais caseiros como panelas, papelão, tecidos, lixos recicláveis e o que a imaginação permitir. Com o passar dos anos, o desfile se tornou uma manifestação cultural típica da região, onde as fantasias, cada vez mais extravagantes, ganham vida e tomam a praia da Peroba.

Sobre o início dessa tradição, a moradora da Peroba Liduina Ferreira da Silva, explica: "Desde quando eu me entendi de gente já havia essa brincadeira", e completa, "ela é bem antiga, do tempo da minha avó".

Liduina conta que agora as pessoas comemoram o evento de uma forma diferente da época de quando era criança. "Antigamente os Papangus vestiam roupas bem velhas, bastante 'mulambentas', uma coisa bem bizarra mesmo. Hoje em dia eles modificam para outras coisas, eles enfeitam mais. Antigamente não, eles faziam saia com palha de coqueiro, faziam as máscaras com papelão, os cabelos eram feitos com punho de rede, aí mudou bastante", conta.

A moradora também explica que, no tempo de sua avó, as festas de papangu eram feitas num salão fechado, com uma brincadeira específica. Hoje em dia, os papangus saem pelas ruas com roupas mais elaboradas e extravagantes, diferente de como conhecia nos tempos passados.

"Hoje em dia os papangus saem no aberto, passeando, as veste são totalmente diferentes, as roupas totalmente diferentes, as máscaras são totalmente diferentes. No tempo da minha avó, não. As máscaras eram bem de mulambo, roupa bem velha", explica Liduina, comparando as épocas.

As fotografias dos Papangus da Peroba

Nicolas Gondim é fotógrafo e foi responsável por registrar edições da manifestação cultural. Na Páscoa de 2019, Nicolas em conjunto com seu irmão Érico Gondim se uniram em um mutirão para realizar uma coleta de lixo na praia da Peroba. O intuito da investida era recolher materiais para a confecção de máscaras junto às crianças da comunidade, mostrando que é possível produzir roupas criativas a partir de objetos descartados.

Em suas fotografias, Nicolas mostra a população da Peroba, vestidos caracterizados como Papangus, em roupas feitas artesanalmente e descreve a manifestação não apenas como um movimento cultural, mas também como um movimento estilístico da moda.

"Ao conceberem essa expressão cultural local a partir de materiais reutilizados, da criatividade sem limites, carregada de tradição, mas também repleta da identidade pessoal de cada brincante, livres dos parâmetros estabelecidos pelo 'bom gosto' ocidental, os papangus exercitam uma moda que redesenha o corpo e o gesto", expressa o fotógrafo, sobre a manifestação cultural. 

Para aqueles que doarem mais de 50 reais, em auxílio ao desfile dos Papangus, receberão como brinde uma das fotografias de Nicolas, assinado pelo próprio, como lembrança desse evento marcante na cultura do litoral icapuiense.

1º Festejo Cultural de Papangus da Peroba

  • Quando: sábado, 30, a partir das 18 horas
  • Onde: Quadra da Peroba
  • Chave PIX para doações: 52247734000173 - Associação Preserve Peroba

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Festejo Cultural Papangu Peroba ICAPUÍ Concurso OPovo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar