Cearenses se apresentam em festival internacional de Choro

O multi-instrumentista Carlinhos Patriolino apresenta Choro com sotaque e ritmos cearenses no 20º Festival Internacional de Choro de Paris

19:28 | Mar. 27, 2024

Por: Raquel Aquino
O multi-instrumentista Carlinhos Patriolino apresenta Choro com sotaque e ritmos cearenses no 20º Festival Internacional de Choro de Paris (foto: NICOLAS GONDIM/DIVULGAÇÃO)

O grupo formado pelo cearense Carlinhos Patriolino e o Choro Cabuloso chega à Europa este mês para apresentar-se no 20º Festival Internacional de Choro de Paris. Neste ano, no mês de fevereiro, o gênero musical foi declarado Patrimônio Cultural do Brasil.

RELACIONADO | Choro é declarado Patrimônio Cultural do Brasil

No palco estrangeiro, os cearenses apresentarão o show “Vivências”, que é uma homenagem ao último álbum de Carlinhos Patriolino e uma de suas canções. O grupo Choro Cabuloso é uma criação do artista Tauí Castro, que tem junto no projeto Tito Freitas.

“Falar do trabalho do Carlos Patriolino é uma coisa muito prazerosa porque ele é Choro, mas ao mesmo tempo é jazz; ele é baião, mas ao mesmo tempo é jazz e isso é muito interessante de notar porque essa é uma característica regional, é um sotaque que ele tem, que ele traz para dentro do choro”, afirma Tauí.

Segundo o artista, o Choro Cabuloso é uma expressão do jazz na “linguagem brasileira”: “O Choro Cabuloso é um laboratório musical que sempre foi dado à improvisação e os músicos sempre foram os que passaram pelo grupo. (…) A gente dá esse nome de Choro Cabuloso, mas a gente também é feito ao jazz. Trazemos o jazz para uma linguagem brasileira e de improvisação”.

RELACIONADO | Chorinho: Oito discos para conhecer esse patrimônio brasileiro

Compõem o Choro Cabuloso Tauí Castro no pandeiro e na produção, Tito Freitas no piano, Tiesco Carvalho no trombone e José Ramos, no violão de sete cordas. A viagem e a questão financeiro no geral para que aconteça a participação cearense no festival tem apoio da Secretaria de Cultura de Fortaleza, da Secretaria de Cultura do Ceará e da Secretaria de Juventude.

Carlinhos Patriolino e o Choro Cabuloso na 20ª edição do Festival de Choro de Paris

  • Quando: domingo, 31 de março
  • Onde: Maison du Brasil, 7 Bd Jourdan 75014 Paris, Cité Universitaire (RER B, Bonde, Ônibus)
  • Quanto: 15,50 € (aproximadamente R$ 84) no site
  • Mais informações: www.festivaldechorodeparis.org