Nordestinos representam o cordel em conferência internacional
Três cordelistas nordestinos foram convidados para representar o gênero literário durante a VI Conferência Internacional, na Universidade de LeidenTrês cordelistas nordestinos - Julie Oliveira, Izabel Nascimento e Patrick Lima - foram convidados para representar a linguagem artística do cordel na VI Conferência Internacional, que ocorrerá na Universidade de Leiden, na Holanda, de 18 a 20 de abril.
A ocasião, que tem como tema “A (re)democratização da cultura e pela cultura no Brasil”, irá conversar sobre como a expressão artística possui um papel fundamental de transformação social em tempos de movimentação política, no Brasil.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na ocasião, a cearense Julie Oliveira e a sergipana Izabel Nascimento, apresentarão seus trabalhos na linguagem do cordel e compartilharão seus artigos científicos que abordam a representação feminina no cordel nordestino.
Além disso, ao lado do músico cearense Patrick Lima, elas conduzirão o sarau poético intitulado "Vozes da Resistência".
Leia também | TJA realiza programação gratuita no Dia Mundial do Teatro
A literatura de cordel na VI Conferência Internacional
A Conferência Internacional na Universidade de Leiden é uma realização da Rede Europeia de Brasilianistas de Análise Cultural (REBRAC). A sexta edição do evento receberá a literatura do cordel como linguagem artística de transformação social e utilizará o recorte do contexto político brasileiro após as eleições de 2022 para situar os debates.
"O sexto congresso da REBRAC propõe refletir o momento de mudança político-cultural pelo qual o Brasil está passando, tendo como foco a diversidade de expressões e vozes artísticas e culturais em que se fundamenta o processo de reconstrução política em curso desde as eleições de 2022", explica Julie Oliveira, sobre o foco desta edição da Conferência.
"Os trabalhos (que serão apresentados na conferência) refletirão sobre a maneira como a arte e a cultura têm facilitado tentativas de olhar para o passado do país numa intenção de reparação das injustiças recentes e históricas", finaliza a cordelista.
Confira | Academia Cearense de Teatro toma posse nesta quarta-feira, 27
O papel dos nordestinos na Conferência
Julie Oliveira explica que o objetivo deles na convenção internacional será “apresentar a literatura de cordel como potência na sua expressão artística e transformadora da sociedade”.
Na ocasião, Julie apresentará seu artigo “A representação feminina no cordel”, e Izabel irá apresentar o seu “A Voz da Mulher na Literatura de Cordel”. Comentando sobre a temática presente nos artigos, Julie explica que “ambos são trabalhos que visam discutir a atuação e resistência da mulher cordelista do passado-presente, e vislumbrar um futuro com mais equidade a partir das ações coletivas que desempenhamos hoje em dia”.
Além dos artigos apresentados, o sarau “Vozes da Resistência”, que contará com o apoio do músico e poeta cearense Patrick Lima, será um momento lítero-musical, com cordeis, declamações, música e imagens que representam a nordestinidade em sua força e beleza.
Sobre o convite para a participação no congresso, Julie conta: “Em 2023, nós conhecemos uma pesquisadora da Universidade de Leiden, por ocasião de sua vinda ao Brasil. A mesma estava pesquisando a literatura de cordel feminina” e prossegue: “Durante nossas conversas, ela mencionou a REBRAC – da qual faz parte, e manifestou interesse em contar com nossa participação no congresso deste ano.”
“Entendemos que essa expansão 'além-mar' é uma expansão coletiva, é uma divulgação e ampliação do olhar e de estudos acerca dessa rica literatura, que é a literatura de cordel nordestina”, explica Julie sobre sua ida à Holanda, e a importância da divulgação do cordel, no evento internacional.
Saiba mais | Poetisa surda, Renata Freitas realiza projeto de inclusão por meio da literatura
Conheça os profissionais que representarão o cordel:
Izabel Nascimento
Nascida em Aracaju, escreve versos desde a infância, uma herança cultural do seu saudoso pai, o poeta Pedro Amaro do Nascimento. Graduada em Pedagogia, Izabel é Mestra em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena - São Paulo.
Presidenta Fundadora da Academia Sergipana de Cordel (ASC) e Precursora do Movimento Nacional de Mulheres Cordelistas Unidas Contra o Machismo, Izabel utiliza as redes sociais como principais ferramentas de difusão da Literatura de Cordel e divulgação do seu trabalho.
Saiba mais sobre Izabel Nascimento: @izabel.cordel
Patrick Lima
Natural de Fortaleza, Ceará, Patrick Lima é um artista de multilinguagem que se dedica a diferentes formas de expressão, como poesia, literatura de cordel, composição musical, instrumentalização e contação de histórias.
Seu interesse pelas artes vêm desde novo, como também seu interesse pela educação. Patrick é formado em Pedagogia com especialização em Educação Musical. Patrick Lima aborda uma ampla variedade de temas em seu trabalho, tais como intolerância religiosa, espiritualidade, preservação ambiental, racismo, preconceitos, filosofia, dentre outros, sendo um artista comprometido em trazer luz à reflexões sobre questões sociais e culturais.
Saiba mais sobre Patrick Lima: @patricks.lima
Julie Oliveira
Julie Oliveira é cordelista, editora, palestrante, pedagoga e produtora cultural. Fundou a “Ganesha Edições e Produções Culturais”, a loja online Teu Cordel e o Coletivo e Selo Editorial “Cordel de Mulher”. Possui mais 15 livros editados, premiados e distribuídos nacionalmente em programas de educação.
É ativamente engajada em movimentos ligados à difusão do cordel feminino, como o movimento nacional “Cordel Sem Machismo” e têm sido presença marcante nos principais eventos literários do Brasil como representante do gênero literário.
Saiba mais sobre Julie Oliveira: @julieoliveira.escritora
VI Conferência Internacional da REBRAC - Rede Europeia de Brasilianistas
- Quando: de 18 a 20 de abril
- Onde: Universidade de Leiden, Holanda
- Artistas convidados: Izabel Nascimento, Julie Oliveira e Patrick Lima
- Site oficial: http://tiny.cc/REBRAC