Série documental sobre Fausto Nilo é lançada no Cinema do Dragão

A série documental "Fausto - Folia das Formas" terá seu primeiro capítulo exibido no Cinema do Dragão; produção mergulha na obra do compositor e arquiteto cearense Fausto Nilo

O primeiro capítulo da série documental “Fausto - Folia das Formas”, que homenageia o compositor, arquiteto e urbanista Fausto Nilo, será exibido no Cinema do Dragão no próximo dia 5 de abril. A série é lançada em ocasião dos 80 anos do cearense e leva ao público uma perspectiva mais ampla sobre a obra do artista.

Dirigido pelo professor, pesquisador e colunista do O POVO Lúcio Flávio Gondim, o trabalho foi realizado ao longo de três meses de filmagens e reúne depoimentos de parceiros musicais, secretários da Cultura do Ceará, fãs e artistas locais. Um dos objetivos é discutir “como a figura de Fausto Nilo permeia a teia social de maneira tão ampla”.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

| LEIA TAMBÉM | O Carnaval de Fausto Nilo: a contribuição do artista para a festa

A produção seguirá trajeto de circulação por diferentes locais do Estado. A primeira parada será no Cinema do Dragão, no dia 5 de abril, às 19 horas, com retirada de ingressos uma hora antes da sessão. O formato se repetirá em 10 de abril, quando o primeiro episódio será exibido no Cineteatro São Luiz. Em ambas as sessões haverá debate com o idealizador da série e com alguns entrevistados.

Cidades do Interior também serão contempladas, incluindo Quixeramobim, terra natal de Fausto Nilo e de Lúcio Flávio. Segundo o colunista, o projeto “está em aberto”, pois afirma que os outros episódios serão exibidos “à medida que apoiadores e editais chegarem” para oferecerem suporte à produção.

“Percurso histórico”

Como relata Lúcio Flávio Gondim, o documentário traça um “percurso histórico” de Fausto Nilo, apresentando como o “menino de Quixeramobim” chega a uma Fortaleza “que está começando a se tornar uma grande metrópole”.

Além disso, retrata momentos como a instalação da Universidade Federal do Ceará (UFC), o retorno de Fausto Nilo ao Ceará após 14 anos no Rio de Janeiro (RJ), grandes construções assinadas por ele e Delberg Ponce de Leon (como o Centro Dragão do Mar) e sua “luta de pensar a cidade para além dos formatos mais rígidos e comerciais”.

| VEJA TAMBÉM | Compositor, arquiteto e poeta Fausto Nilo abre primeira temporada da série Memória O POVO

Foram entrevistados na série documental nomes como Rodger Rogério, Ednardo, Paulo Linhares (sociólogo e ex-secretário da Cultura do Ceará), Marcos Sampaio (crítico de música e jornalista do O POVO), Luisa Cela (atual secretária da Cultura do Estado) e Delberg Ponce de Leon.

“A grande questão desse projeto não é uma homenagem somente à ‘pessoa’ Fausto Nilo. É uma reflexão sobre memória, arte e cidade”, afirma Lúcio Flávio Gondim. Ele acrescenta: “É um projeto não só sobre o passado, mas sobre nossas questões atuais, sobre o entorno do Dragão do Mar, sobre o Pré-Carnaval e o Carnaval de Fortaleza, como essas festas e a músicas nos colocam diante da cidade… Foi um processo vivido por essa curiosidade”.

Fausto Folia das Formas

Quando: sexta-feira, 5 de abril, às 19 horas; quarta-feira, 10 de abril, às 19 horas
Onde: Cinema do Dragão (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema) e Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 - Centro)
Gratuito; retirada de ingressos uma hora antes das sessões

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fausto nilo série documentário lúcio flávio gondim quixeramobim vida e arte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar