Luizinho Duarte 70 anos: relembre trajetória do músico cearense

Nascido no dia 15 de março, o músico cearense Luizinho Duarte se destacou por seu talento com diversos instrumentos. Ele morreu em 2022 aos 67 anos

10:00 | Mar. 15, 2024

Por: Lillian Santos
Músico cearense Luizinho Duarte morreu aos 67 anos de idade (foto: Fernando Grilli/Divulgação)

Considerado um dos grandes compositores do Ceará, Luizinho Duarte completaria 70 anos de idade nesta sexta-feira, 15 de março. Multi-instrumentista e intérprete, Luizinho se destacou na música nacional por seu talento com diversos instrumentos.

Baterista, arranjador, violonista e percussionista, Luizinho Duarte dedicou cerca de 50 anos à música. Fundador da Marimbanda, grupo que instrumental que mesclava os diversos ritmos brasileiros, o cearense chegou a trabalhar com grandes nomes da música brasileira.

O artista morreu no dia 28 de abril de 2022 em decorrência de uma pneumonia. Em homenagem à vida e memória de Luizinho Duarte, relembre a trajetória do músico cearense que conquistou todo o País.

O multi-instrumentista Luizinho Duarte

Especialista em diversos instrumentos musicais, como bateria, percussão e viola, Luizinho era considerado referência na música instrumental brasileira. Passeando por diversos ritmos, o artista unia o baião, o xote, o frevo, o choro e o samba em seus trabalhos.

De Tim Maia a Elza Soares, Luizinho Duarte trabalhou com diversos artistas da MPB

No início da década de 1990, o cearense morou na cidade do Rio de Janeiro, onde teve contato com grandes nomes da música e chegou a trabalhar com diversas personalidades da época. Na lista de colaborações, Tim Maia, Elza Soares, Fagner, Zeca Baleiro, Maria Betânia e outras referências da MPB trabalharam com o músico cearense.

Como letrista, Luizinho Duarte compôs mais de 500 canções

Um dos maiores compositores do Estado, Luizinho tem mais de 550 composições creditadas em seu nome. A relação foi identificada pela pesquisadora Karine Teles em sua monografia da Uece “Garimpando Sons: Catalogação das Composições de Luizinho Duarte”, de 2017.

Inúmeros gêneros musicais foram celebrados em suas composições, como: afoxé, carimbó, fado, maracatu, batuque, bolero, marcha, valsa, salsa, xaxado, samba de gafieira, rumba, forró, lambada, cirandas e xote.

Além da Marimbanda, Luizinho integrou outros grupos musicais

No ano de 1999, Luizinho Duarte fundou o grupo Marimbanda. Com mais de 20 anos de atuação, o grupo mesclava os diversos ritmos brasileiros. O cearense também foi membro dos grupos Só com Z Trio, Metalira Big Band e Gargalhada Choro Banda.

Luizinho Duarte participou de projetos de incentivo à música

Grande incentivador da formação musical para crianças e jovens, Luizinho Duarte integrou diversos projetos como Festivais de Música na Ibiapaba, Fundação da Criança e da Família Cidadã, Orquestra de Barro Uirapuru de Cascavel, Orquestra de Sopros de Pindoretama e no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno.