Ator mirim de Star Wars é internado após surtos psicóticos

Jake Lloyd, ator que deu vida ao Anakin Skywalker (criança), da saga Star Wars, foi internado por conta de sucessivos casos de instabilidade psicológica

21:23 | Mar. 13, 2024

Por: Pedro Dias
Ator mirim que interpretou Anakin Skywalker, na saga Star Wars, é internado em reabilitação, nos Estados Unidos (foto: Reprodução/Redes Sociais)

Jake Lloyd, ator que interpretou a versão criança do personagem Anakin Skywalker nos primeiros filmes da franquia "Star Wars", recentemente passou por complicações relacionadas a sua saúde mental e precisou ser internado em reabilitação, nos Estados Unidos.

A notícia foi divulgada pela sua mãe em uma entrevista dada ao portal de notícias Scripps News, na segunda-feira, 11.

Jake, hoje com 35 anos de idade, sofreu com episódios de dissociação da realidade e esquizofrenia. Sua mãe, Lisa Lloyd expressou que a condição do filho se mostrou contínua nos últimos anos, mas que agora ela tem esperanças em um quadro de melhora significativa.

Clique aqui para acompanhar as principais notícias de famosos, da TV e de realities no canal do O POVO no WhatsApp

Ator mirim de Anakin Skywalker é internado; entenda como tudo começou

Segundo a mãe de Jake, os casos relacionados ao quadro clínico do ator mirim começaram em 2006, quando o rapaz começou a fazer declarações duvidosas sobre a realidade.

”Jake começou a ter alguns problemas no ensino médio. Ele começou a falar sobre 'realidades'. Ele não sabia se estava nesta realidade ou em uma realidade diferente. Eu realmente não sabia exatamente o que dizer sobre isso. Ele dizia não saber em que realidade estava”, disse ela.

Jake anteriormente chegou a ser diagnosticado com bipolaridade, entretanto o diagnóstico não persistiu, vindo a certeza posteriormente de que se tratava de um caso de esquizofrenia psicótica. O ator, devido ao seu contexto psicológico sensível, teve que sair da escola que estudava até então.

Além disso, sua mãe, Lisa, informou que Jake sempre teve problemas em tomar seus medicamentos corretamente, afirmando "estar bem" e "não precisar deles".

Jake é preso durante perseguição policial, em 2015

Em 2015, Lisa recebeu a notícia de que o filho havia sido preso, na Carolina do Sul, devido uma perseguição policial. Os policiais afirmaram que Jake empreendeu fuga durante a perseguição, até bater o carro e ser preso em seguida.

O ator que deu vida a Anakin ainda se encontrava em um quadro de instabilidade psicológica e não estaria tomando seus medicamentos corretamente.

Posteriormente, o ator foi transferido para um hospital de tratamento na Califórnia, onde sua situação não melhorou. Jake ainda resistia em comparecer nas consultas e tomar os remédios corretamente. Lisa relembra que num certo momento, já em liberdade do hospital, Jake a ligou dizendo que havia sido baleado por um invasor em seu apartamento, mas tudo não passaria de uma alucinação.

Contexto atual do ator Jake Lloyd

Desde 2023, Jake se encontra internado em um centro de reabilitação de saúde mental, onde permanece até hoje em dia.

“Ele está muito melhor do que eu esperava. Ele está se relacionando melhor com as pessoas e se tornando um pouco mais sociável, o que é muito bom. É como ter mais do velho Jake de volta, porque ele sempre foi incrivelmente sociável até se tornar esquizofrênico”, afirma a mãe do ator ao Scripp News.

Lisa informou que a situação clínica de Jake teve uma melhora significativa após sua aceitação em começar a tomar os remédios de forma consistente. Como consequência, o ator começou a se mostrar entusiasmado em sair com amigos, comemorar feriados e festas em família.

Sobre sua participação em Star Wars, Lisa afirma que Jake adorou participar da franquia, e que até hoje é um grande fã dos filmes.

“As pessoas acham que Jake odeia, mas ele ama isso. Jake adorou filmar e ele se divertiu muito. Eu adoraria que ele ficasse bom o suficiente para poder fazer alguma coisa, e tenho certeza que ele talvez gostaria de fazer isso”, compartilha Lisa Lyoid.

CONFIRA | Podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura e está disponível em todas as plataformas. Ouça clicando aqui