Robert Downey Jr. vence o primeiro Oscar da carreira

O ator Robert Downey Jr. venceu seu primeiro Oscar da carreira na categoria de Melhor Ator Coadjuvante" por "Oppenheimer"

O ator Robert Downey Jr. levou seu primeiro Oscar neste domingo, 10, após 31 de sua primeira indicação. Ele venceu a categoria de “Melhor Ator Coadjuvante” por sua atuação em “Oppenheimer”.

Ele foi indicado pela primeira vez em 1993 como “Melhor Ator”, pelo trabalho feito no filme “Chaplin”. Naquele ano, contudo, quem levou a melhor foi Al Pacino, pelo filme “Perfume de Mulher”

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A indicação seguinte só viria 16 anos depois. Downey Jr. foi indicado em 2009 como “Ator Coadjuvante” por sua atuação no filme “Trovão Tropical". Mas Heath Ledger levou um Oscar póstumo por sua interpretação de Coringa no filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, de Christopher Nolan.

VEJA| Oscar 2024: confira os momentos marcantes do prêmio

Este ano, o artista vinha vencendo outras premiações que são um “esquenta” para o Oscar e era um dos favoritos. Concorriam com ele Robert De Niro (“Assassinos da Lua das Flores”), Sterling K. Brown (“Ficção Americana”), Mark Ruffalo (“Pobres Criaturas”) e Ryan Gosling (‘Barbie”).

O ator do “Homem de Ferro” levou a melhor e conquistou sua primeira estatueta dourada, por interpretar Lewis Strauss, chefe da Comissão de Energia Atômica em “Oppenheimer”.

No discurso, ele começou agradecendo a sua “infância terrível”. Essa é uma possível referência ao fato de que o pai do artista, o cineasta Robert Downey, Sr., ofereceu a ele drogas na infância. Na fase adulta, ele teve problemas com heroína e cocaína, e em 1996 foi preso por porte ilegal de subtâncias ilicitas.

O passado de Robert Downey Jr. já tinha sido abordado na abertura da cerimônia, quando Jimmy Kimmel fez piada com seu vício. O apresentador comentou que aquele era “um dos pontos mais altos de sua carreira”. Em inglês, a fala pode ganhar outro contexto e se referir a um dos pontos mais “chapados”.

A câmera focou no ator, que apontou para o próprio nariz. Nos Estados Unidos isso significa “acertou”, mas o gesto do artista também pode ser interpretado como uma referência ao vício.

LEIA TAMBÉM| Após polêmica, cão de Anatomia de uma Queda aparece no Oscar

“Foi óbvio demais ou você fez um sinal de drogas?”, perguntou Jimmy Kimmel. Mas Downey Jr. não respondeu e pediu para ele apenas “seguir em frente” com a cerimônia.

Além da infância, o vencedor do Oscar de Ator Coadjuvante agradeceu à Academia e homenageou sua esposa em seu discurso de agradecimento. Ele também afirmou: “Precisava mais deste trabalho do que ele precisava de mim… Estou aqui diante de vocês como um homem melhor por causa disso".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

oscar oscar 2024 robert downey jr primeiro oscar ator coadjuvante

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar