Morte de Akira Toriyama: conheça o criador de Dragon Ball e Chrono Trigger
Autor e ilustrador faria 69 anos no começo de abril; Akira Toriyama faleceu em 1º de março, mas a morte só foi tornada pública nesta sexta-feira, 8
O mangaka Akira Toriyama, conhecido como criador das séries Dragon Ball e Chrono Trigger, faleceu devido a uma hemorragia cerebral. A morte aconteceu na última sexta-feira, 1º, mas só foi divulgada nesta sexta-feira, 8.
Uma nota informando o falecimento de Toriyama foi publicada no site oficial da franquia Dragon Ball. Segundo o comunicado, o mangaka foi velado em um funeral restrito à família.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Toriyama faria 69 anos em 5 de abril. Ele deixa esposa, dois filhos e dezenas de trabalhos, publicados ao longo de quase 50 anos de carreira.
Obras de Akira Toriyama incluem mangás, animes e video games
As duas primeiras obras de Akira Toriyama, Awawa World (1977) e Mysterious Rain Jack (1978), foram desenvolvidas para concorrer a publicação na Young Jump, revista da editora japonesa Shueisha. Embora ambos não tenham sido publicados à época, o segundo levou a empresa a procurar Toriyama, resultando na criação de Wonder Island, ainda em 1978, que saiu na edição 52 da Weekly Shonen Jump daquele ano.
Dr. Slump e série Dragon Ball
A partir daí, Toriyama passou a escrever e desenhar one-shots — histórias curtas, não seriadas — para a revista. Em 1980, o autor cria Dr. Slump, primeiro grande sucesso, com 236 capítulos semanais entre 1980 e 1984.
O maior sucesso de Akira Toriyama, Dragon Ball, começou a ser publicado no mesmo ano em que Dr. Slump terminou. A obra teve 519 capítulos na Weekly Shonen Jump e foi concluída em 1995.
Dois anos após o início da publicação de Dragon Ball, o mangá foi licenciado para o estúdio Toei Animation. A primeira parte da série foi transformada em 153 episódios, veiculados entre 1986 e 1989. Dragon Ball Z, anime baseado na segunda fase dos mangás, foi ao ar de 1989 a 1996.
O sucesso dos animes, transmitidos em mais de 80 países, levou à expansão da franquia. Dragon Ball GT, uma continuação de Dragon Ball Z, foi produzida exclusivamente para televisão, entre 1996 e 1997, não tendo versão em mangá.
Dragon Ball GT se passava dez anos após o fim de Dragon Ball Z. Uma nova saga, Dragon Ball Super, cujo enredo cobre o período entre as duas séries, começou a ser transmitida em 2015, quase 20 anos após a série original deixar de ser transmitida, indo até 2018. Dragon Ball Super também teve uma versão em mangá, que seguia sendo publicada até a morte de Toriyama.
Além dos animes e mangás, a série Dragon Ball teve 20 filmes de animação e uma adaptação em live action, Dragonball Evolution. A franquia também rendeu mais de uma centena de jogos, incluindo títulos para consoles, computadores e celulares, desde 1986.
Chrono Trigger e Dragon Quest
Akira Toriyama também esteve envolvido na criação de jogos não relacionados à franquia Dragon Ball. Ainda em 1986, ele foi um dos idealizadores da série Dragon Quest, publicada pela Square Enix, que está no 11º título, além das dezenas de spin-offs. Toriyama foi o responsável por criar os personagens do jogo.
Ele repetiu a função em Chrono Trigger, de 1996. O título é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos e mantém uma legião de fãs quase 20 anos após a publicação original. O game recebeu uma sequência também aclamada, Chrono Cross, que não teve a participação de Toriyama no desenvolvimento.