Morre Akira Toriyama, criador da série Dragon Ball, aos 68 anos
A morte de Akira Toriyama foi anunciada na madrugada desta sexta-feira, 8, pelo perfil oficial de Dragon Ball no X (Twitter)
08:31 | Mar. 08, 2024
Akira Toriyama, criador da famosa série de mangá e anime Dragon Ball, morreu aos 68 anos na sexta-feira da semana passada, 1º de março. A informação foi divulgada na madrugada desta sexta-feira, 8, pelo perfil da franquia no X (Twitter).
O japonês morreu devido a um hematoma subdural — quando acontece um acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio.
O mangaká é responsável por uma das histórias mais famosas do mundo dos animes e mangá. Dragon Ball foi publicado pela primeira vez em 1984 pela revista Weekly Shonen Jump. Desde então, são 40 anos de sucesso da história de Son Goku em diversas mídias.
Leia mais
O comunicado, que foi atribuído à produtora Bird Studio, de Toriyama, revelou que o escritor tinha “vários projetos em pleno processo de criação”. “Ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte neste mundo”, continuou.
“Esperamos que o mundo único criado por Akira Toriyama continue sendo amado por todos durante muito tempo”, desejou.
A trajetória de Toriyama
Akira Toriyama nasceu na cidade de Kiyosu, na província de Aichi, Japão, em 1955. Começou a desenhar como mangaká aos 23 anos e, em 1978, enviou um conto para ser publicado na revista Weekly Shonen Jump, mesmo veículo que anos depois publicou Dragon Ball.
Sua maior série de sucesso conquistou fãs no mundo todo e inspirou outros artistas do ramo. Masashi Kishimoto, autor e criador de Naruto, publicou uma carta aberta lamentando a morte do desenhista.
“Acabo de receber a notícia da morte do meu professor. Sinto uma sensação de perda ainda maior do que quando Dragon Ball acabou. Ainda não sei como lidar com esse buraco no meu coração”, dizia um trecho da carta.
Eiichiro Oda, criador de One Piece, também expressou seus sentimentos publicamente, afirmando que a ideia de “nunca mais ver” o artista o “enchia de tristeza”.
“Ele nos mostrou o sonho de que o mangá pode fazer coisas assim e que podemos ir para o mundo. Ele me deu. Foi como assistir a um herói avançando”, sustentava um trecho.
O velório e funeral de Akira Toriyama foi intimista, contando apenas com a presença de familiares e pessoas mais próximas à família. Ele deixou um filho, Sasuke, e a esposa, Nachi Mikami.