Após acidente, campanha busca ajuda para Mestre Mosquito do Reisado
Uma campanha feita por familiares e amigos do Mestre Mosquito do Reisado busca arrecadar recursos para ajudar em tratamento após acidente
14:05 | Fev. 29, 2024
Mestre Mosquito do Reisado, importante nome da cultura do Cariri, sofreu um acidente no dia 11 de janeiro deste ano, e fraturou duas vértebras na coluna. Aos 61 anos, ele ajeitava goteiras do telhado da casa em que mora, localizada em Juazeiro do Norte, quando se desequilibrou e caiu.
Apesar da fratura, a filha do artista, Aparecida Honorato, explica que os exames realizados descartaram a necessidade de uma cirurgia. Consciente e estável, o Mestre segue internado no Hospital Santo Antonio, em Barbalha, mas já recebeu alta.
Mesmo com a alta, ela conta que o Mestre só poderá ser liberado quando alguns materiais que ele utiliza na unidade de saúde forem garantidos em sua residência, como uma sonda alimentar e uma urinária. Alguns deles podem ser conseguidos por meio do governo.
“Já fui na Secretária de Saúde providenciar a cama (hospitalar), colchão, alimentação e aparelho de oxigênio. Já fiz o cadastro, mas só que está na espera”, conta Aparecida, que acredita que precisará comprar a alimentação utilizada com a sonda pelo tempo que pode demorar.
“Ajuda para o Mestre Mosquito”
Outros, necessitam ser comprados por fora. Assim, a campanha “Ajuda para o Mestre Mosquito”, que já estava sendo realizada antes, segue ativa, com o objetivo de arrecadar recursos para ajudar nos gastos que o tratamento exige.
Organizada por Aparecida com o auxílio da coreógrafa Valeria Pinheiro, a “vaquinha” já contribuiu, por exemplo, na compra do aparelho de ar para ser realizado uma traqueostomia — procedimento cirúrgico que realiza uma abertura na traqueia para que uma cânula para passagem de ar seja colocada.
Atualmente, o propósito é ajudar na compra de materiais como fraldas, alimentação e cremes para evitar o surgimento de escaras. Além disso, há os acompanhamentos necessários a serem feitos fora do hospital, como a fisioterapia, para ajudar no desenvolvimento dos movimentos, e o tratamento com um fonoaudiologista.
Outro profissional, o enfermeiro, se mostra necessário para acompanhar o Mestre em casa. Valeria, a coreógrafa que está ajudando na arrecadação, demonstra preocupação pelo artista receber alta ainda utilizando sondas para alimentação e urinação, mas não ter esse profissional auxiliando os cuidados e a família em casa.
A artista define que a “campanha é absolutamente necessária” e que, caso alguns materiais não estejam disponíveis por meio da Secretaria de Saúde, o apoio popular na campanha será necessário para a família.
Como ajudar
A família e amigos do Mestre Mosquito disponibilizaram uma chave pix para a arrecadação de recursos financeiros para ajudar nas despesas do tratamento. A conta está no nome de Maria Aparecida Honorato dos Santos, filha do artista. Outras informações podem ser obtidas no perfil do Instagram de Valeria Pinheiro.
Caso a contribuição seja de um pacote de fraldas, que precisam ser no tamanho M, ou do creme para evitar o surgimento de escara, Aparecida disponibilizou um endereço para os materiais serem entregues.
Contribuição
- Chave pix (CPF): 022750771342
- Titular da conta: Maria Aparecida Honorato dos Santos
- Mais informações: @valeriapinheiroabcvata
Doação de materiais
- Endereço: rua Cerelino Quezado Filgueiras Filho, 1560 - bairro São José, Juazeiro do Norte
- Ponto de referência: Colégio Versátil, no final da rua
- Responsável: Aparecida Honorato