Evento que celebra o Choro ocorre nesta sexta no Cineteatro São Luiz
O evento que tem como objetivo celebrar a cultura da música popular e do choro brasileiro, chega ao Cineteatro São Luiz nesta sexta-feira
21:22 | Fev. 22, 2024
Nesta sexta-feira, 23, Fortaleza recebe o projeto "Sotaques do Choro", que acontece no Cineteatro São Luiz, estabelecimento localizado no Centro, a partir das 19 horas.
O evento, que vem celebrando a cultura do Choro, será dividido em três momentos: um show do grupo local NewChoro, seguido de um debate sobre regionalismo musical com Pablo Garcia e a exibição do documentário “Plauto, um sopro musical”.
Sotaques do Choro é um projeto que teve início em janeiro, na cidade de Salvador, e visa criar um elo entre a música e o cinema, levando essa experiência para 20 diferentes cidades brasileiras, realizando as apresentações com artistas e grupos locais, além de promover a história e estética do gênero musical Choro.
Conheça as atrações do “Sotaques do Choro”
NewChoro
O grupo de choro cearense NewChoro existe desde 2021, e é composto por músicos de várias gerações, incluindo profissionais que atuam na cena de choro do Estado.
O grupo experimenta trazendo uma performance conceitual, mas ao mesmo tempo popular, na estética do Choro.
O objetivo da banda é fazer a promoção do gênero musical chorinho e, ao mesmo tempo, incentivar outros músicos de hoje em dia a conhecerem e se aprofundarem mais no estilo.
Leia também | Fábio Jr inaugura novo espaço de eventos de Fortaleza em abril
Debate com convidado especial
Convidado para um debate sobre regionalismo musical, Paulo Garcia, professor universitário de música na Universidade Estadual do Ceará (UECE), representará a conversa.
Doutor em Musicologia, Paulo também atua como bandolinista, percussionista, violonista, arranjador e compositor no Grupo de Choro da UECE. Além disso, desenvolve pesquisas na área da música popular, prática e história do choro.
Leia também | Billie Eilish indica que novo álbum está em fase final de produção
"Plauto, um sopro musical"
O documentário “Plauto, um sopro musical”, estreado nas salas dos cinemas em 2023, conta a trajetória de Plauto Cruz (1929 - 2017), um dos músicos mais renomados do choro brasileiro.
Mestre da flauta, Plauto iniciou a carreira na Era de Ouro do Rádio e acompanhou grandes nomes da música brasileira. O filme conta com arquivos históricos e cenas ficcionais que reconstituem a jornada do prestigiado músico do choro.
Leia também | Conheça lugares em Fortaleza em que o pagode é atração principal
"Sotaques do Choro" no Cineteatro São Luiz
- Quando: sexta-feira, 23, às 19 horas
- Onde: Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 - Centro)
- Ingressos: de R$ 7 e R$ 14
- Vendas: no Sympla
- Sujeito à lotação da sala