Cerimônia do Oscar terá nova categoria após 25 anos sem novidades

Cerimônia do Oscar 2026 terá nova categoria para premiar diretores de elenco

14:05 | Fev. 09, 2024

A 96ª edição do Oscar aconteceu neste domingo, 10 (foto: Valerie Macon | AFP)

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou que o Oscar irá ganhar uma nova categoria. A novidade foi revelada na quinta-feira, 8, em comunicado enviado à imprensa internacional.

Marcado para integrar a lista da cerimônia a partir de 2026, a categoria Melhor Elenco irá premiar diretores de elenco, profissionais responsáveis pela escolha dos artistas que vão compor as produções cinematográficas.

“Os diretores de elenco desempenham um papel essencial na produção cinematográfica e, à medida que a Academia evolui, estamos orgulhosos de adicionar elenco às disciplinas que reconhecemos e celebramos”, comentou Bill Kramer, CEO da Academia.

Oscar 2024: 1ª atriz indígena indicada precisou se embranquecer

As regras para os interessados em participar do novo grupo do Oscar devem ser divulgadas em abril de 2025.

Esta será a primeira vez após 25 anos que a cerimônia acrescenta uma nova categoria. A última atualização ocorreu em 2001, quando foi criado o prêmio de Melhor Filme de Animação.

Margot Robbie se pronuncia sobre não ter sido indicada ao Oscar

Depois de inúmeros protestos do público de “Barbie”, filme de Greta Gerwig, devido à não indicação de Margot Robbie à categoria Melhor Atriz no Oscar 2024, a atriz se pronunciou sobre o caso nesta terça-feira, 30.

Oscar 2024: veja lista completa dos indicados para a premiação

Em entrevista que aconteceu durante o especial do Screen Actors Guild, em Los Angeles, Margot afirmou: “Não há como ficar triste quando você sabe que é tão abençoada”.

Os fãs de “Barbie” criticaram a indicação de Ryan Gosling, como Melhor Ator Coadjuvante pelo filme, enquanto nem a protagonista e nem a diretora Greta foram lembradas pela Academia.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui