Grammy 2024: Homenageado, Jay-Z critica a premiação em discurso

Jay-Z foi homenageado no Grammy 2024 com prêmio honorário. Durante o discurso, o rapper criticou a premiação por Beyoncé nunca ter ganhado a categoria Álbum do Ano

10:51 | Fev. 05, 2024

Por: Beatriz Teixeira
Jay-Z critica Grammy em discurso de agradecimento após homenagem (foto: Valerie Macon / AFP)

O rapper Jay-Z foi um dos homenageados da cerimônia do Grammy Awards 2024 deste domingo, 4, e recebeu o prêmio honorário Dr. Dre Global Impact. Em seu discurso de agradecimento, o artista criticou a Academia por nunca ter premiado Beyoncé, sua esposa, com a categoria de Melhor Álbum do Ano.

Ao lado da filha mais velha do casal, Blue Ivy, ele disse não querer “envergonhar” a cantora, mas relembrou que a artista “tinha mais Grammys que todo mundo” e ainda assim, não tinha sido contemplada com a categoria mais aguardada da premiação.

VEJA TAMBÉM| Céline Dion faz aparição surpresa na cerimônia do Grammy 2024

“Então, mesmo pelas suas próprias métricas, isso não funciona. Pensem nisso: a maior ganhadora de Grammys nunca ganhou o Álbum do Ano. Isso não funciona”, sustentou o raapper. A vencedora da categoria foi a cantora Taylor Swift com o álbum "Midnights"

Ano passado, Beyoncé concorria a categoria com o álbum "Renaissance", mas quem venceu foi Harry Styles com "Harry's House". Em 2017, o aclamado "Lemonade" concorria, mas foi o "25" de Adele que levou. No agradecimento, a cantora britânica afirmou que quem merecia era a intérprete de "Formation". 

Agradecimentos a artistas negros

Além da alfinetada, no início do discurso, Jay-Z agradeceu e homenageou o Dr. Dre, rapper e produtor que nomeou e foi o primeiro a receber o prêmio honorário, que estava na plateia na hora da fala. “Muito obrigada, senhor. Todas as portas foram abertas”, afirmou.

LEIA TAMBÉM| Além da diva Beyoncé pelas lentes da maternidade e da fé

“Você sabe, nos mostrou que podemos ser um rockstar vendo você em uma Rolling Stone. Obviamente tem o Run DMC com as alavancas e o Aerosmith, mas quando você veio para o oeste, levou isso para um nível totalmente novo”, continuou.

E completou, enaltecendo dois grandes nomes da música preta: “Colocou-nos em capas, Rolling Stone; colocou-nos ao redor do mundo. Você e o Snoop [Dogg], tudo que fizeram, todos os recordes que quebraram, muito obrigada por isso”.

Ele também agradeceu o “Black Music Collective” (Coletivo de Música Negra, em português), grupo vinculado a Academia do Grammy, pelo “trabalho que estava sendo feito e as bolsas de estudos para jovens criadores”.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.