Sana 2024 mostra que Fortaleza é o ponto de Encontro da Cultura Geek
Com mais de 20 edições, o evento reuniu cerca de 150 mil pessoas; fãs puderam imergir na Cultura Geek durante 3 dias
22:14 | Jan. 28, 2024
Durante três dias de evento, o público que foi a 23ª edição do Sana pode acompanhar concursos de k-pop, cosplay, lip sync de drag queens, jogar video games antigos e atuais, além de poder experimentar ativações de diversas marcas presentes no evento, como a tirolesa.
O festival, que reuniu cerca de 150 mil pessoas, consolida Fortaleza como ponto de encontro Geek.
“Gosto do clima que tem aqui é algo diferente porque todo mundo se encontra e compartilha interesse”, comenta Nicolas Campos, 18, que foi ao Sana com os amigos.
Já a cosplayer Lisa Gomes, 19, disse que é muito apaixonada pela cultura dos animes. "Por isso venho todo ano e acho incrível que tenhamos um evento como esse aqui na Capital, me sinto muito privilegiada”, compartilha.
Salas temáticas focadas nos universos de “Star Wars”, “Harry Potter”, super heróis e personagens pretos, do coletivo Black Heroes Ceará, também compuseram a programação do evento.
Dinâmicas, quizzes e cenários de fotos estavam disponíveis para os admiradores dessas figuras pudessem imergir em cada um dos mundos.
Preto Zezé, conselheiro da Central Única das Favelas (Cufa), salienta a relevância de existir um ambiente temático para personagens negros.
“Ter um espaço como esse no Sana é importante porque mostra como controlamos a referência do que queremos ser, dos nossos sonhos, da realização de coisas impossíveis, de pensar em heróis iguais a nós”, enfatiza.