Filme cearense 'Rânia' estreia no O POVO+ em janeiro
O premiado filme cearense "Rânia", de Roberta Marques, irá estrear no O POVO+ no próximo 29 de janeiro
13:34 | Jan. 22, 2024
“Rânia”, filme de Roberta Marques lançado em 2012, entra para o catálogo do O POVO+ a partir do dia 29 de janeiro. O longa-metragem teve sua estreia no Festival Internacional de Roterdã, em 2012, na sessão Bright Future. No Brasil, ele foi lançado comercialmente nos cinemas e na TV em 2013.
> Clique aqui para assistir a “Rânia” no OP+
Na trama, Rânia, interpretada por Graziela Felix, é uma adolescente que vive em Fortaleza, no Ceará, e divide seus dias em três obrigações: frequentar a escola municipal, afazeres domésticos e o trabalho em uma barraca. Ela, no entanto, tem o sonho de dedicar seu tempo à dança.
LEIA TAMBÉM | Filme cearense vence com Melhor Roteiro em festival internacional
Acompanhada da melhor amiga Zizi (Nataly Rocha), ela descobre a boate Sereia do Norte e passa a ganhar dinheiro com a vida noturna a partir de seu talento. Quando seu caminho esbarra na da coreógrafa Estela (Mariana Lima), ela tem a oportunidade de realizar o sonho de ser uma dançarina profissional. Para isso, no entanto, ela terá que enfrentar a intolerância dos pais.
Leia mais
O longa é dirigido pela cearense Roberta Marques e foi vencedor de alguns prêmios, como o Prêmio BNB de melhor atriz no 22º Cine Ceará. Também recebeu o de Melhor Filme na seção Novos Rumos do Festival do Rio, em 2011, e no Festival Internacional de Cinema Feminino, em 2012.
Em uma entrevista concedida a Fernanda Curi, do Apetito Cultural de Madri, a diretora explicou sobre o filme que tinha feito:
“A essência do filme 'Rânia', do projeto Rânia, é a mesma da protagonista, é a partir de um desejo que se tem dentro, e uma necessidade de viver esse desejo, é que se faz. É que se vai a luta, às vezes sem entender o resultado direito, mas vai se reinventando todo dia, buscando a satisfação desse desejo”.
Além de "Rânia", Roberta dirigiu e roteirizou outro projeto que retrata a vida de moradoras da capital cearense, a série “Meninas do Benfica”, que estreou inicialmente no Canal Brasil e atualmente é disponibilizada pela Globoplay. Também dirigiu, na Holanda e nos Estados Unidos, a trilogia “Looking Forward”.