Morre cantora e compositora Denise Assunção aos 67 anos

Denise Assunção, cantora e compositora, faleceu aos 67 anos; a artista era irmã de Itamar Assumpção, também cantor e compositor

15:48 | Jan. 04, 2024

Por: Eduarda Porfírio
Denise Assunção estava tratando complicações de cancer no intestino (foto: MAURÍCIO SHIRAKAWA/Divulgação)

A cantora e compositora Denise Assunção morreu nesta quinta-feira, 4, pela manhã. A informação foi divulgada através das redes sociais do Instituto Itamar Assumpção, entidade que leva o nome do irmão da artista.

"O Instituto Itamar Assumpção comunica, com profundo pesar, o falecimento de Denise Assunção, atriz, cantora e compositora. Reconhecidamente, uma das maiores artistas brasileiras. Denise tinha 67 anos e faleceu na manhã de 4 de janeiro no Hospital das Clínicas de São Paulo em decorrência de complicações de um câncer de intestino. Deixa sobrinhas e sobrinhos, amigas e amigos, fãs e admiradores, o gato Cornélio e uma inabalável fé na arte", diz a nota.

Denise estava internada no Hospital das Clínicas de São Paulo devido ao surgimento de complicações de um câncer no intestino, de acordo com o comunicado veiculado. Ainda não foram dadas informações sobre velório e enterro.

"Denise morrenasce em paz. Ela trazia a dignidade e a ancestralidade encarnadas. Presença marcante, impressionava pela consciência e lucidez, pelo talento sem limites, pelas atitudes firmes e inusuais para afirmar a necessidade de respeito e reparação. Com sua vida e corpo, mostrou-nos o que é ser uma artista negra no país. Em nome de toda família, agradecemos as mensagens de afeto e as justas homenagens que Denise sempre mereceu", finaliza o informe.

Zélia Duncan prestou condolências na publicação: "Imensa Denise, todo meu amor e admiração. Abraço a família", escreveu.

Leia mais | Musical ‘Caetanas’ é apresentado na Caixa Cultural de Fortaleza

A artista nasceu dia 5 de dezembro de 1956 em Tietê, interior de São Paulo. Durante a carreira, lançou dois discos solo, "A Maior Bandeira Brasileira” e "Estátua da Paciência", além de ter feito parte da banda Isca de Polícia do seu irmão, Itamar Assumpção.

Denise gostava de se definir como atriz antes de cantora e compositora. Atuou em séries e filmes como “A banda das velhas virgens” (1979), de Mazzaropi. No teatro, esteve “Bacantes” e “Mistérios Gozósos”, peças do Teatro Oficina, de Zé Celso.

Em 2021, a compositora se apresentou com o show "Pantera". Produzido e dirigido por Alexandre Borges, o evento foi gravado no Teatro das Artes, de São Paulo. O repertório da noite continha músicas de Itamar Assumpção, Noel Rosa e Caetano Veloso.

CONFIRA | Podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura e está disponível em todas as plataformas. Ouça clicando aqui