Morre Ana Ofelia Murguía, a Mama Inês de Viva, A Vida é Uma Festa
A atriz Ana Ofelia Murguía, a Mama Inês em 'Viva - A Vida é Uma Festa', morreu neste domingo, 31, aos 90 anosAna Ofelia Murguía, atriz que deu voz a Mama Inês no filme “Viva - A Vida é Uma Festa”, faleceu neste domingo, 31, aos 90 anos. A morte foi anunciada na segunda-feira, 1º de janeiro, pelo Instituto de Belas Artes e Literatura do México, mas não teve a causa divulgada.
“Com profunda tristeza lamentamos o sensível falecimento da primeira atriz Ana Ofelia Murguía, que fazia parte do elenco da Companhia Nacional de Teatro do Instituto Nacional de Belas Artes e Literatura e cuja trajetória artística foi vital para as artes cênicas do México”, escreveu a instituição em postagem no Instagram.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
VEJA TAMBÉM| Disney+ e Star+ se unem em uma única plataforma a partir de 2024
Em sua carreira, a mexicana já trabalhou no teatro, televisão e cinema. É reconhecida por filmes como “Cadena Perpetua” (1979) e “A Rainha da Noite” (1994).
Murguía já foi indicada várias vezes à premiação Ariel, o Oscar do México. Por cinco vezes, concorreu na categoria de "Melhor Atriz", mas não chegou a levar o prêmio. Já como "Melhor Atriz Coadjuvante", foi nomeada por três vezes com os filmes "Cadena Perpetua", "A Rainha da Noite" e "Os Motivos de Luz" (1985).
A premiação também já homenageou a artista em 2011, pelo conjunto da obra de sua carreira. A cerimônia trouxe para o evento o melhor do cinema mexicano.
Em “Viva - A Vida é Uma Festa", Ana Ofelia Murguía emocionou com Mama Inês (ou Mama Coco), ao cantar a música "Remember Me" com o personagem Miguel, seu bisneto na obra. A composição venceu, em 2018, o Oscar de "Melhor Canção". O filme também ganhou em outra categoria, a de "Melhor Filme Animação de Animação".
Uma homenagem póstuma será dedicada a Ana Ofelia Murguía no dia 26 de janeiro, no Palácio de Belas Artes, na Cidade do México.
Leia mais
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui