Morre Dona Chica, cearense que unia comida e arte, aos 87 anos
Francisca Souza da Silva, conhecida como Dona Chica, morreu nesta quinta-feira, 28, aos 87 anos de idadeMorreu nesta quinta-feira, 28, Francisca Souza da Silva, conhecida como Dona Chica, aos 87 anos de idade. A informação da morte da cozinheira foi confirmada por familiares ao Vida & Arte.
“Ela gostava muito de cozinhar, de festas, de música, forró, de samba, de festejar”, relembra Filipe Pereira, jornalista e neto de Dona Chica.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Fundado pelos irmãos Franzé e Jefferson Souza em 2010, o restaurante era uma forma de homenagear a mãe que adorava fazer boa comida e reunir pessoas.
Localizado no bairro Benfica – onde, atualmente, é a Livraria e Restaurante Lamarca –, o estabelecimento era considerado um reduto artístico e cultural de Fortaleza, tendo reunido comidas típicas com apresentações musicais e exposições de arte.
Aberto por cerca de seis anos, o local comandado por Dona Chica foi cenário para inúmeros momentos que marcaram o circuito cultural no bairro universitário.
Com apresentações de cantores e bandas de forró pé de serra, de samba e de outros ritmos populares, o restaurante também foi palco para festas de pré-Carnaval e São João.
Na cozinha comandada por Francisca, sabores do Nordeste eram o carro-chefe da casa: feijoada, vatapá, carneiro ao vinho, carne de sol com macaxeira e moqueca.
O velório de Dona Chica ocorre nesta quinta-feira, 28, às 22 horas, na sala Acácia da Funerária Ethernus, localizada na rua Padre Valdevino, 1688, no bairro Aldeota. O sepultamento de Chica será realizado nesta sexta-feira, 29, às 11 horas, no cemitério Parque da Saudade.