Espedito Seleiro ganha prêmio Funarte Mestres e Mestras da Arte

Artesão cearense Espedito Seleiro conquista Prêmio Funarte Mestres e Mestras da Arte 2023

O artesão cearense Espedito Seleiro foi um dos vencedores do Prêmio Funarte Mestres e Mestras da Arte de 2023. Condecoração destinada a artistas e projetos de relevância nacional, o resultado oficial foi divulgado na sexta-feira, 22, no site do Governo Federal.

“É uma honra para nós, do Ateliê Espedito Seleiro, dividir com vocês a alegria de fazer parte da seleta lista de Mestres das Artes. Esta premiação é o resultado de muitos anos de ofício na arte do couro e que valoriza também os diversos artesãos da região do Cariri cearense e eleva a cidade de Nova Olinda, o estado do Ceará e o Brasil”, descreve a publicação no perfil do Mestre Espedito Seleiro no Instagram.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Relembre | 'O MinC e o MEC serão parceiros fortes', afirma Margareth Menezes

Artesão cearense Espedito Seleiro conquista Prêmio Funarte Mestres e Mestras da Arte 2023(Foto: Tatiana Fortes em 24-06-2017)
Foto: Tatiana Fortes em 24-06-2017 Artesão cearense Espedito Seleiro conquista Prêmio Funarte Mestres e Mestras da Arte 2023

O que é o Prêmio Funarte Mestres e Mestras da Arte?

Criado este ano, o Prêmio Funarte Mestres e Mestras da Arte tem como objetivo homenagear e prestigiar a trajetória de pessoas com conhecimento e relevância nas atividades artísticas e culturais, que tenham mais de 60 anos de idade e mais de 10 anos de atuação na área.

Iniciativa piloto do projeto de reintegração da Fundação Nacional de Artes (Funarte) ao Ministério da Cultura (MinC), o Prêmio selecionou 50 cidadãos que se destacaram nos segmentos de artes visuais, dança, música, circo e teatro. Na premiação de 2023, cada contemplado receberá o valor de R$100 mil.

Saiba mais | Funarte Retomada investirá R$ 52 milhões em linguagens artísticas

Mestre Espedito Seleiro conquista prêmio nacional

Natural de Arneiroz, no sertão dos Inhamuns, Espedito Seleiro é um dos principais nomes da cultura do Estado. Produzindo peças em couro marcadas por diferentes cores e formas, suas criações se destacaram nacionalmente pela representação da cultura nordestina.

“Obrigado a todos vocês que estão comigo nesse trabalho e também a todos que contribuíram com informações, cartas de reconhecimento e documentos. Viva o Ateliê Espedito Seleiro e sua arte ancestral em couro!”, finalizou a publicação do Mestre nas redes sociais.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Vida e Arte Funarte Margareth Menezes Políticas Públicas espedito seleiro mestres e mestras da arte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar