Segunda edição da festa Mocororó será realizada na Sabiaguaba
Mocororó, festejo indígena, foi retomado em 2022, após a pandemia, terá mais uma edição no Complexo Ambiental e Gastronômico da SabiaguabaO Mocororó, festejo indígena tradicional, acontece no Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba, nesta quinta-feira, 21.
O evento terá a banda Forró Bom D+, e é uma realização da Associação dos Nativos, Moradores e Amigos da Sabiaguaba (ANMAS), com o apoio do Instituto Dragão do Mar (IDM) e Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Feito de caju azedo, pela mulheres do território que o produziam para vender e garantir uma renda familiar, o Mocororó se transformou numa festa para celebrar a tradição da comunidade de se reunir em torno da bebida que traz a ancestralidade da Sabiaguaba.
O responsável por isso foi o agitador cultural de Rozimar Maurício de Souza, filho de uma das mais antigas famílias nativas que teve essa ideia de aproximar mais e mais a população da cultura própria da região.
Rozimar reuniu a produção e venda da bebida de origem indígena ao forró e outros elementos dos festejos populares. Assim, dando início a uma tradição comunitária que durante muitos anos reforçou além da renda, o sentimento de pertencimento e a união e autoestima dos moradores da Sabiaguaba.
Confira | Filme cearense vence com 'Melhor Roteiro' em festival internacional
Festejo indígena Mocororó retorna após dois anos em pausa
O evento sofreu uma pausa em 2020, após o falecimento do agitador e devido a pandemia de covid-19. O festejo foi retomado em 2022, por Maria da Paz de Souza, irmão de Rozimar que guarda a tradição de colher os cajus e preparar o Mocororó.
A ela se juntam às 17 famílias nativas que administram quiosques no Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba. O encontro retorna com o objetivo de fomentar a tradição e trabalhar o empreendedorismo da comunidade.
Saiba mais | Caixa Cultural recebe musical infantil gratuito no fim de semana
Os pratos típicos da cultura alimentar da Sabiaguaba e a bebida serão servidos de forma gratuita ao público, de acordo com a disponibilidade de uma pequena produção.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui