'Tereza & Bruno' vence ‘Melhor Roteiro’ em festival de cinema

Filme cearense "Tereza & Bruno" já acumula cinco premiações desde o lançamento, em novembro do ano passado

O filme cearense “Tereza & Bruno” ganhou mais um reconhecimento. Desta vez, o curta-metragem venceu a categoria de “Melhor Roteiro” do Festival Internacional de Cinema Independente, o CineMaz, na terça-feira, 19. A produção já acumula quatro prêmios desde a primeira exibição em novembro do ano passado.

A história de Tereza de Castro Brito, de 94 anos, que convive com sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e de seu filho Bruno de Castro já foi obra literária, bordado, charge, pintura e peça teatral. Dirigido e roteirizado pela cineasta Rosane Gurgel, o filme foi gravado durante 18 horas em novembro de 2020, em meio à pandemia causada pelo coronavírus.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

CONFIRA | Podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura e está disponível em todas as plataformas. Ouça clicando aqui

“Cada festival que somos selecionados, cada indicação e cada prêmio, tudo é uma alegria imensa! Fazer cinema independente é um ato de resiliência porque o acesso à cultura é elitizado e o cinema independente é democrático, preza pela diversidade de narrativas, abre espaço para questões sociais, culturais e políticas, principalmente assuntos que na maioria das vezes não são comentados pela mídia”, diz a diretora do filme, Rosane Gurgel.

Além do Ceará, o filme chegou ao Pará, Pernambuco, São Paulo e Paraná, rendendo a “Tereza & Bruno” também os prêmios de: Melhor Filme, na 6ª Mostra de Cinema de Fama (MG); Melhor Curta-metragem Documentário, no Cinephiles Choice Award (em Canhotinho (PE)); Melhor Trilha Sonora, no OFF Pocket Film Festival (em Santarém (PA)); e Menção Honrosa no Bee Film Festival (em Curitiba (PR)).

Para a temporada de 2023, o curta já está inscrito em outras dez mostras nacionais e internacionais. Protagonista do curta e filho de Tereza, o jornalista Bruno de Castro ressalta o cuidado e respeito com que a produção foi feita.

“Foi feito com respeito à história de minha mãe, pensando em cada detalhe, em cada palavra. O filme não romantiza nenhuma dor da gente, mas também não minimiza nada do que a gente sente. É um jeito bonito de imortalizar a vida da nossa Terezinha”, avalia o jornalista Bruno de Castro.

O filme tem um perfil oficial no Instagram: @docterezaebruno.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Tereza e Bruno Bruno de Castro cinema independente festival de cinema

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar