Sessão gratuita no Cine São Luiz exibe filme sobre rio Amazonas

Filme "Amazonas, maior rio do mundo" foi recuperado pela Cinemateca Brasileira em 2023. Sessão gratuita será acompanhada por música ao vivo com o pianista Neto Ferreira

14:10 | Dez. 19, 2023

Por: Lara Montezuma
Amazonas, o maior rio do mundo foi considerado o primeiro longa-metragem filmado na Amazônia (foto: Arquivo de Národní filmový/divulgação)

O documentário "Amazonas, maior rio do mundo" (1918) será exibido em sessão única e gratuita no Cineteatro São Luiz nesta sexta-feira, 22, às 19 horas.

O evento, oriundo de parceria com o Cine Ceará e a Cinemateca Brasileira, será acompanhado por música ao vivo com o pianista Neto Ferreira.

O momento integra a Sessão Polytheama Especial, realizada em homenagem ao cinema mudo, e encerra a programação anual do equipamento cultural.

"Amazonas, maior rio do mundo"

Dirigido por Silvino Santos (1886 - 1970), o documentário foi resgatado pela Cinemateca em 2023. A produção é considerada o primeiro longa-metragem filmado na Amazônia.

A obra cinematográfica retrata um passeio pelo rio Amazonas, com sequências que mostram a flora, fauna e os habitantes. "Amazonas, maior rio do mundo" também inclui as primeiras imagens do povo indígena Uitoto, assim como registros das indústrias extrativas da região.

"Amazonas, maior rio do mundo"

  • Quando: sexta-feira, 22, às 19 horas
  • Onde: Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 - Centro)
  • Gratuito

CONFIRA | Podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura e está disponível em todas as plataformas. Ouça clicando aqui