Esquecidas na História: Conheça Júlia Lopes, uma das fundadoras da Academia Brasileira de Letras

O POVO (re)conta a história de Júlia Lopes, a escritora e fundadora que foi injustiçada e não entrou no hall da Academia Brasileira de Letras; confira

Júlia Lopes de Almeida é uma das fundadoras da Academia Brasileira de Letras (ABL), mas foi renegada e teve seu trabalho e contribuição desmerecidos pela própria ABL. O motivo: ser mulher.

Cerca de 120 anos depois, sua relevância na luta pelo protagonismo feminino na literatura nacional será recontada pelo O POVO no próximo, e último episódio da série especial "Esquecidas na História".

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O episódio estará disponível no domingo, 17, às 19h, nos perfis do O POVO no Instagram e no TikTok.

Quem foi Júlia Lopes? E qual sua importância para a criação da Academia Brasileira de Letras?

Júlia Lopes de Almeida participou ativamente das reuniões para fundar a Academia Brasileira de Letras e mesmo sendo uma das fundadoras, não foi escolhida para ser um dos imortais da literatura brasileira. A escritora foi renegada por um único motivo, seu gênero.

Fundada em 1897, a ABL seguiu o padrão francês de academias literárias, logo, as mulheres não eram aceitas em seu seleto grupo. A cadeira que deveria pertencer a Júlia, passou para o seu marido, Filinto de Almeida.

Júlia teve seu lugar negado mesmo sendo uma das maiores escritoras de sua época. O machismo, porém, ainda faria com que toda sua contribuição para ABL e a literatura nacional em si, apenas fosse reconhecida muitos anos depois.

O POVO reconta a história de mulheres revolucionárias, mas que tiveram seus nomes e feitos apagados da história

A história de mulheres fundamentais para o desenvolvimento da humanidade, mas que tiveram nomes e feitos ignorados ou subjugados nas narrativas históricas é o tema central da série “Esquecidas na História”, uma produção, original do O POVO e exclusiva para as redes sociais.

⁠⁠Da arte a ciência, passando pela literatura e política, dez mulheres terão suas trajetórias recontadas com o devido protagonismo e relevância diante de suas vivências, descobertas e feitos que mudaram o rumo da humanidade.

Assista aos outros episódios disponíveis da série Esquecidas da História

Episódio 01

Conheça Mileva Maric, física brilhante e coautora das principais descobertas de Albert Einstein

Episódio 08

Conheça Soledad Acosta, uma das maiores escritoras da América Latina

Episódio 09

Conheça Paulina Luisi, a primeira mulher do Uruguai a conquistar um diploma universitário em Medicina

Confira notícias relacionadas


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

academia brasileira de letras quem julia lopes de almeida escritoras mulheres escritoras esquecidas na historia video

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar