Cantora Luciane Dom relata racismo em aeroporto: ‘É muito cruel'
Cantora Luciane Dom relatou ter sido vítima de racismo durante inspeção de segurança no Aeroporto de Santos Dumont, no Rio de JaneiroA cantora Luciane Dom afirmou ter sido alvo de racismo no Aeroporto Santos Dumont, localizado no Rio de Janeiro. O caso ocorreu nesta quinta-feira, 14, durante o embarque da artista para São Paulo.
“Acabaram de revistar o meu cabelo”, relatou Luciane em publicação no seu perfil no X (Twitter). Natural de Paraíba do Sul, município do Rio, a artista detalhou que, mesmo após passar pelo raio-x e scanner corporal, uma funcionária do aeroporto a abordou para uma “revista aleatória”.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“A mulher me diz: 'Tenho que olhar seu cabelo'. Eu olho pra ela aterrorizada com a violência desse ato. Ela chama o superior. Meu dia acabou. (...) A gente vive em uma estrutura racista. Fere a nossa dignidade. Revistaram a minha mala, o scanner não apitou nada. A gente está em 2023, a parada parece que não muda. Não quero me sentir adoecida por isso. É muito cruel”.
Infraero nega acusação de racismo no aeroporto do Rio de Janeiro
Em nota, a Infraero, empresa que opera o aeroporto de Santos Dumont, explica que a “inspeção de segurança aleatória” é um dos “procedimentos previstos para garantir a segurança do passageiro e demais usuários”.
No comunicado compartilhado nas redes sociais, a operadora destaca que “foi constatado nas imagens da câmera de segurança que não houve inspeção nos cabelos”.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente