Cássia Eller é homenageada pelo Google em seu aniversário
A cantora Cássia Eller foi um ícone da música brasileira da década de 1990 e completaria 61 anos neste domingo, 10, se estivesse vivaNeste domingo,10, a cantora e compositora Cássia Eller completaria 61 anos se estivesse viva. O Google resolveu homenageá- la com um doodle (mudança de logo que a empresa prepara em dias especiais).
A nova arte exposta pelo buscador em sua página principal é feita por Amanda Lobos e muda as letras de “Google” por uma fonte colorida em tons de laranja, verde, rosa e azul, além de colocar um desenho da artista com seu violão substituindo as letras “O” e “G” no meio da palavra.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A musicista se tornou um ícone da música brasileira ao longo dos anos 1990, com seu rock e música popular brasileira (MPB) que seguem fazendo sucesso até hoje. As composições “O Segundo Sol” e “Malandragem” acumulam 3,4 milhões de ouvintes mensais no Spotify.
Cássia também emprestou sua voz para músicas de Marisa Monte, Carlinhos Brown, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Riachão, Arnaldo Antunes e vários outros artistas, se consagrando como uma das mais expressivas cantoras nacionais.
Google: homenagem para Cássia Eller repercute nas redes
Nas redes sociais, muitos internautas compartilharam o Doodle e destacaram a importância da artista para a música brasileira. “O Doodle do Google é uma bela homenagem a uma artista que nunca será esquecida”, escreveu um perfil. “Ela foi uma mulher forte e independente, que quebrou barreiras e inspirou muitas outras mulheres”, apontou outro.
A compositora também era abertamente bissexual e se tornou um ícone da comunidade LGBTQIAP+. Ela faleceu em 29 de dezembro de 2001, no auge de sua carreira no Rio de Janeiro, aos 39 anos, vítima de um infarto.
Cássia deixou a companheira, Maria Eugênia, e um filho, Francisco, hoje com 30 anos,que também é músico e se apresenta como Chico Chico.