Mãe e filho: os ensinamentos de uma criança com cardiopatia grave

Livro "Se Tivessem me Contado", escrito por Tatiana Sarquis, conta tudo que a mãe desejou ter escutado quando o filho Luis Rafael veio ao mundo. Lançamento é hoje na Casa da Caridade Adolph Fritz, e no dia 12, às 18h30, no Ideal Clube
Autor Paula Lima
Foto do autor
Paula Lima Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os últimos 10 anos da vida de Tatiana Sarquis trouxeram à mãe de Luis Rafael os mais difíceis e os mais bonitos aprendizados. Ao lado do filho, diagnosticado desde o nascimento com atresia pulmonar e outras comorbidades de uma cardiopatia congênita grave, Tatiana precisou reaprender a viver. Hoje, ela compartilha essa trajetória no livro “Se Tivessem me Contado”, na esperança de levar alento e inspiração para outras pessoas.

“Eu decidi contar algumas coisas que passamos, como se fosse um mapa que eu gostaria de ter lido lá no começo. Então esse livro é voltado para as famílias de crianças cardiopatas, mas também para todas as pessoas que precisam de um encorajamento, seja no que for”, explica Tatiana.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O lançamento da obra ocorre hoje, dia 7, às 19h30, na Casa da Caridade Adolph Fritz, e no dia 12, às 18h30, no Ideal Clube. Toda a renda do livro será destinada aos projetos sociais da Casa da Caridade e à construção do Hospital do Instituto do Coração da Criança e do Adolescente (Incor Criança) em Fortaleza.

Aprendiz do próprio filho, o intuito de Tatiana é mostrar que é possível superar as dificuldades com uma visão mais positiva sobre elas. Ela revela que Luis Rafael é voluntário na Casa da Caridade e que observar esse trabalho a faz refletir sobre o sentido da vida.

“Ele é uma criança, não tem dinheiro, não tem trabalho, não tem saúde, mas tem muita força de vontade e sente prazer em ajudar as pessoas. Ele vive todos os dias com intensidade, alegria, dedicação, amor ao próximo e eu espero que o livro resgate nas pessoas o sentimento de ‘eu posso e eu vou fazer mais pelo outro e por mim’”, declara.

O lançamento também conta com o diretor técnico do InCor e autor do prefácio da obra, Valdester Cavalcante Jr. “‘Se Tivessem me Contado’ é uma oportunidade de aprender sobre empatia e acompanhar a ressignificação da vida de uma criança”, garante.

Conheça mais sobre a história de Tatiana e Luis Rafael

Tatiana Sarquis é autora do livro e mãe de Luis Rafael
Tatiana Sarquis é autora do livro e mãe de Luis Rafael Crédito: Divulgação

 

 

 

Luis Rafael foi diagnosticado já no segundo dia após o nascimento. No entanto, o que poderia ter sido apenas 24 horas de vida evoluiu para 10 anos com diversas cirurgias de peito aberto e cateterismos, mas também com muita resiliência e vontade de viver.

Atualmente, o menino é paciente homecare desde 2019 e voltou a estudar em casa a partir de setembro deste ano, após uma piora no quadro de saúde. Exclusivamente dedicada aos cuidados do filho, Tatiana destaca: “Nós vivemos o hoje”.

O pequeno Luis Rafael
O pequeno Luis Rafael Crédito: Divulgação

 

 

 

 

Serviço
Lançamento Beneficente - “Se tivessem me contado”
Autora: Tatiana Sarquis

Dia 1
Data: 7 de dezembro, quinta-feira
Horário: 19h30
Endereço: Casa da Caridade Adolph Fritz (rua Irmão Olímpio, 60, Conjunto Santa Filomena, Grande Jangurussu)

Dia 2
Data: 12 de dezembro, terça-feira
Horário: 18h30
Endereço: Ideal Clube (av. Monsenhor Tabosa 1381, Meireles)

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar