MPCE recomenda suspensão de inauguração de casa de show no Eusébio
O MPCE recomendou que a festa de inauguração, como também a venda dos ingressos, de uma casa de show no Eusébio fossem suspensos por não ter licença ambientalO Ministério Público do estado do Ceará (MPCE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Eusébio, enviou uma recomendação a empresa Solo Music Entretenimento LTDA, solicitando a suspensão da venda de ingressos e o evento de inauguração da casa de shows “Forró no Sítio” na cidade por falta de licença ambiental.
O pedido foi emitido nesta quinta-feira, 30, contendo também solicitações do promotor de justiça Jucelino Soares. Uma delas é a criação de um “Plano de Mitigação de Ruídos”, com um projeto acústico e ambiente com isolamento para a reprodução de aparelhos sonoros amplificados.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA TAMBÉM| Projeto com Ana Castela e Ludmilla é alvo de ação do MPF
Esse planejamento também pede ações que atenuem impactos negativos e um estudo acústico que deve mapear os locais que serão influenciados diretamente ou indiretamente pelo evento, e outros futuros. Os resultados devem comprovar que não ocorrerão danos ambientais.
Outras medidas são a criação de um “Plano de Monitoramento de Ruídos”, que deverá ser baseado na norma NBR 10.151/2000 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e um “Projeto de Combate a Incêndio”.
A empresa também deverá realizar uma audiência pública com a população, registrando as questões levantadas pelos cidadãos. Tudo o que foi solicitado será avaliado e aprovado pela Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e Corpo de de Bombeiros.
As solicitações feitas pelo MPCE são baseadas em reclamações da população do município, considerando também a proibição de ruídos acima dos níveis indicados pela ABNT, Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e Avaliação do Ruído em Áreas Habitadas.
“É dever do Estado, em todas as esferas, preservar a tranquilidade e o sossego da coletividade, prezando pelo meio ambiente humanizado, sadio e ecologicamente equilibrado”, sustenta o promotor, afirmando também que a saúde e o sossego são direitos previstos na Constituição Federal.
Leia mais
A festa de inauguração da casa de shows está prevista para acontecer no dia 9 de dezembro e já vendia os bilhetes de entrada. No entanto, ainda está no aguardo da autorização da AMMA.
Agora, a empresa responsável, Solo Music Entretenimento LTDA, tem 24 horas para, após receber a recomendação, responder ao MPCE o acatamento do pedido. Em casos de pronunciamento, o Ministério Público poderá tomar decisões judiciais e extrajudiciais.
O POVO entrou em contato com a Solo Music, mas, até o fechamento desta matéria, a produtora não atendeu ou retornou as ligações. Caso haja algum retorno, atualizaremos esta matéria.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.