33° Cine Ceará: abertura de homenagens e celebração ao audiovisual
Com homenagens à Bete Jaguaribe e George Moura, 33° Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema terá programação gratuita até o dia 1º de dezembroUm dos festivais de cinema mais importantes do Brasil, o Cine Ceará chega a sua 33° edição neste sábado, 25. Com abertura realizada no Cineteatro São Luiz, no Centro de Fortaleza, a solenidade contou com a presença de autoridades da região. Além de personalidades de diversas vertentes da arte e cultura do Estado, como o músico Ednardo, e do País, como a atriz Patrícia Pilar.
"Duas palavras definem esta edição: otimismo e crescimento. Abrir o festival depois da recriação do Ministério da Cultura é revigorante. (...) A cultura agora é tratada como merece", afirma Wolney Oliveira, diretor do Cine Ceará.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O cineasta cearense detalha que, em relação à edição passada, o evento deste ano "dobrou de tamanho".
Também estavam presentes o reitor da Universidade Federal do Ceara (UFC), Custódio Almeida, a secretária da Cultura do Ceará, Luísa Cela, e o diretor-presidente do Instituto Mirante de Cultura e Arte, Tiago Santana.
Com mais de 80 filmes, entre produções cearenses, nacionais e de outros países, o evento ocorre até o dia 1º de dezembro nas salas do Cineteatro São Luiz e do Cinema Dragão do Mar.
33° Cine Ceará: homenagens a Bete Jaguaribe e George Moura
Na solenidade de abertura, o momento prestou homenagens à Bete Jaguaribe, jornalista e doutora em sociologia, que possui atuações nas áreas de formação em cinema por toda a Capital; e de George Moura, roteirista pernambucano.
"Hoje, aqui, recebendo essa homenagem, meu coração se enche de alegria", desabafa Bete Jaguaribe.
Autor de séries reconhecidas nacionalmente, como "O Rebu" e "Amores Roubados", George comenta sobre a celebração e experiência do cinema nordestino.
De volta para o Cine Ceará após 10 anos, mas, desta vez, como homenageado, o pernambucano afirma: "É muito legal voltar como homenageado, é uma honra, um prazer incrível".
Para o futuro, George cita "Guerreiros do Sol", produção ambientada no cangaço entre os anos de 1920 e 1930, que será exibida inicialmente no streaming da Globoplay e, posteriormente, na televisão aberta que "marcará os 60 anos da Rede Globo", como detalha o roteirista.
"Este festival cumpre um papel estratégico de fortalecimento, valorização e difusão do audiovisual do Brasil e países Ibero-Americanos", diz Luísa Cela. "O cinema desempenha papel vital promoção da diversidade cearense."
Para a secretária, "o festival Cine Ceará contribui na garantia de acesso ao acesso e direito à cultura". "É muito importante conhecer o mundo, mas é mais importante ainda quando a gente conhece, celebra e se orgulha do que é nosso."