Referência na causa trans, Andrea Rossati recebe título de cidadã fortalezense
Coordenadora da Diversidade Sexual de Fortaleza, Andrea Rossati é a primeira pessoa trans o título de Cidadã FortalezenseFoi aprovada nesta quinta-feira, 23, pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), a entrega do título de Cidadã Fortalezense à Andrea Rossati, atual coordenadora da Diversidade Sexual do município.
“Para mim, esse título de Cidadã Fortalezense é uma conquista histórica, não só para mim enquanto uma mulher trans. Mas eu acredito que é uma vitória de toda a comunidade LGBTQI+ de Fortaleza e de toda a comunidade LGBT+ do Ceará. Porque, pela primeira vez na história do Legislativo Municipal uma transexual está sendo concedida à ela um título de Cidadã Fortalezense”, celebra Andrea.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Também presidenta da Associação de Travestis e Mulheres Transexuais do Ceará (Atrac), Andrea celebra o pioneirismo da honraria na Capital. Como Andrea mesmo detalha, o título irá “contribuir muito com uma quebra de paradigmas e com o preconceito institucional dentro do próprio legislativo municipal”.
Nascida em Fortaleza, a coordenadora foi registrada em Palmácia, município localizado na região de Baturité, local onde viveu durante a infância até os 17 anos de idade, após ser expulsa devido sua identidade de gênero.
“[Receber o título] é um avanço significativo, principalmente para que a maioria dos vereadores e dos parlamentares tenham essa compreensão, né? De de estar concedendo esse título, essa honraria à uma pessoa que faz parte de um segmento que é tão discriminado, tão desvalorizado e que sofre tanto preconceito e discriminação como o movimento LGBTQI+ de Fortaleza e de todo o Ceará”, afirma.
A cerimônia de entrega do título de Cidadã Fortalezense à Andrea Rossati irá ocorrer no próximo dia 5 de dezembro, uma terça-feira, às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, localizado no bairro Luciano Cavalcante.
“Hoje é um dia muito feliz. Eu tô muito feliz com essa conquista. Eu tô muito feliz com esse título. Eu estou muito lisonjeada com esse momento que está acontecendo na minha vida e só tenho a agradecer a Deus e ao movimento LGBT+ a qual me mantém com essa força e coragem de lutar todos os dias contra os preconceitos e discriminações”, conclui.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui