Editora UFC é reinaugurada e conta com novos projetos

Antes conhecida como Edições UFC, o selo editorial traz a aprovação de novas publicações e coleções de livros sobre a Universidade e o Ceará

A Editora UFC foi reinaugurada, trazendo consigo a aprovação de três reedições de obras clássicas do Estado e um novo livro que irá discorrer sobre a história da Universidade Federal do Ceará

As publicações foram aprovadas na tarde dessa segunda-feira, 20, na Reitoria da universidade, durante a instalação do Conselho Editorial da Editora. Além dos quatro trabalhos aprovados, o Conselho também seguiu com a publicação de dois editais abertos à contribuição de autores e autoras de todo país. O primeiro edital lançará a coleção "Flecha", o segundo lançará a coleção "Fluxo". 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O equipamento cultural "Edições UFC" foi criado no dia 21 de fevereiro de 1980, servindo como canalizador das produções intelectuais da comunidade universitária. Nos últimos quatro anos, houve uma baixa significante no número de trabalhos publicados pela Editora, que, desde o dia 10 de novembro deste ano, vem retomando suas atividades com a nomeação de um novo Conselho Editorial, acompanhado pelo reitor Custódio Almeida.

Para a presidência do Conselho Editorial e diretoria da Editora UFC, foi nomeado o professor Francisco Silva Cavalcante Junior, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará.

Sobre as obras aprovadas

As obras clássicas que foram selecionadas para as reedições, são as seguintes: "História Abreviada da UFC", de Antônio Martins Filho (em versão bilíngue); "Aves de Arribação", de Antônio Sales; e "Cordéis e Outros Poemas", que se trata de uma coletânea da obra de Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, organizada por Gilmar de Carvalho.

O novo livro aprovado se propõe a ser uma continuação da obra de Antônio Martins Filho, prosseguindo com a análise histórica da Universidade Federal do Ceará. O escrito se chamará "História Abreviada da UFC - 70 anos", e será lançado como parte das comemorações das sete décadas da Universidade, a serem completadas em 2024.

Leia também | UFC pretende criar novo curso de licenciatura indígena

Além disso, duas novas coleções de livros foram aprovadas utilizando o selo da Editora UFC. A primeira, “Flecha”, tem como objetivo abraçar temas emergentes na realidade brasileira do século XXI. As temáticas tratadas no projetos serão cinco: relações raciais e de gênero; desafios da cultura digital; tiranias contemporâneas; emergência climática; e democracia e liberdade.

"Fluxo", a segunda coleção aprovada pelo Conselho, tem por objetivo receber propostas de livros de autores e autoras nacionais ou estrangeiros(as), dos diferentes campos do conhecimento artístico, científico ou filosófico, vinculados às universidades ou à sociedade civil, sobre temas de interesse regional, nacional ou internacional. No seu edital, que ainda será publicado, terá propostas de edição de obras por fluxo contínuo, duas vezes ao ano. Serão selecionados, em média, 10 livros, que podem ser escritos em qualquer língua.

Conselho Editorial lista novidades da Editora UFC:

A reunião do Conselho Editorial ocorrida na segunda, por marcar a reinauguração do equipamento, carregou um tom celebrativo. “A Editora da UFC é a captura do que há de mais interessante na inteligência da UFC. A gente vai acender luzes pela via dos livros”, destacou o reitor Custódio Almeida, que participou do início da reunião.

O reitor adiantou que serão criadas novas livrarias nos espaços da universidade, e que a Imprensa Universitária será reconstituída, com uma nova administração, já a partir de dezembro. “Estou com muita pressa de fazer muita coisa”, afirmou, ao proceder um breve balanço dos três primeiros meses de gestão. 

Além da editoração e publicação de materiais literários, a Editora UFC promoverá cursos, oficinas e seminários sobre a cultura do livro, visando à formação de novos autores, dentro e fora da Universidade e a divulgação do seu acervo de obras. 

O presidente do Conselho Editorial, prof. Cavalcante Júnior, destacou que todos os integrantes foram nomes escolhidos “pela contribuição que cada um traz à cultura do livro. Estamos tecendo os fios de sustentação de uma mesma universidade, não de fragmentos de universidade”.

Confira | Camerata de Cordas da UFC apresenta músicas do Studio Ghibli

Conheça os novos integrantes do Conselho Editorial da UFC:

  • Adelaide Maria Gonçalves Pereira
  • Ana Fátima Carvalho Fernandes
  • Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante
  • Aurea Silva de Holanda
  • Ciro Nogueira Filho
  • Francisco Silva Cavalcante Junior
  • Inês Silvia Vitorino Sampaio
  • Juliana Cristine Diniz Campos
  • Maria Elias Soares
  • Paola Frassinetti Tôrres Ferreira da Costa
  • Roselane Gomes Bezerra
  • Sandro Thomaz Gouveia
  • Suzete Suzana Rocha Pitombeira
  • Tatiana Passos Zylberberg
  • Tércia Montenegro Lemos
  • Vicente de Paulo Aragão Saboia

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar