Artista Tomie Ohtake é homenageada pelo Google com o Doodle

A artista Tomie Ohtake foi homenageada pelo Google com o Doodle - logótipo ilustrado - inspirado em suas obras

10:03 | Nov. 21, 2023

Por: Beatriz Teixeira
Tomie Ohtake é homenageada pelo Google com Doodle inspirado em obras de sua carreria. (foto: Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press)

A artista Tomie Ohtake (1913-2015) foi a escolhida para ser homenageada pelo Doodle do Google nesta terça-feira, 21. A renomada artista plástica aparece desenhada no logotipo ilustrado, que se inspira em suas obras, para marcar o dia que seria comemorado seu aniversário de 110 anos.

Nascida em Kyoto, no Japão, se mudou para o Brasil em 1936, quando tinha 23 anos. Sua carreira foi iniciada aos 40 anos, com o artista Keisuke Sugano. No posterior, em 1953, integrou o Grupo Seibi — uma associação de japoneses da zona sul de São Paulo — ao lado de outros artistas como Manabu Mabe (1924-1997) e Flavio Shiró (1928).

LEIA TAMBÉM| Chico da Silva ganha exposição nos EUA e matéria no New York Times

Em sua trajetória, passou, inicialmente, por um rápido período dedicada à arte figurativa, mas em seguida migrou para o abstracionismo — completo oposto da anterior —, na qual encontrou o estilo que marcaria sua carreira.

LEIA TAMBÉM| Restauro e conservação de arte unem técnica, sensibilidade e interdisciplinaridade

As formas abstratas e geométricas imperfeitas com cores primárias, a destacou no cenário artístico. As pinturas em tela, bem como grandes instalações em variadas cidades, a partir da arte pública, registram o legado deixado por Tomie.

Tomie Ohtake faleceu em 12 de fevereiro de 2015, na cidade de São Paulo, aos 101 anos de idade. Ao longo da carreira, exposições — coletivas e individuais — apresentaram ao público seu trabalho e lhe renderam diversos prêmios. Suas obras inspiraram diversas gerações de artistas e o título dela como embaixadora informal das artes no Brasil impacta até hoje.

 

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.