Armandinho realiza show gratuito em Aquiraz nesta quinta-feira, 23

Armandinho se apresenta em Aquiraz com show para projeto que utiliza a música como ferramenta de inclusão social

18:41 | Nov. 21, 2023

Por: Pedro Dias
Armandinho se apresenta em Aquiraz com show para projeto que utiliza a música como ferramenta de inclusão social (foto: Divulgação/Instagram @armandinhomacedo)

O músico, compositor e instrumentista Armandinho realizará, nesta quinta-feira, 23, uma apresentação no teatro da Tapera das Artes, em Aquiraz. Reconhecido por suas contribuições pela música brasileira, o artista é filho de Osmar Macêdo, o inventor do Trio Elétrico ao lado de Dodô.

Armandinho já se apresentou com grandes nomes da música nacional, como Moraes Moreira, Caetano Veloso, Yamandu Costa, Altamiro Carrilho, Hermeto Pascoal, entre outros artistas.

Intitulado “A importância da música baiana na cultura brasileira no gesto artístico de Armandinho na sonoridade da guitarra baiana”, o concerto revelará um recorte da música e expressão cultural de Salvador, marcando também o encerramento da quinta edição do projeto “Encontro Mestre & Aprendiz”, da Tapera das Artes.

“Esse projeto promove a vivência de renomados músicos com alunos e professores da instituição. Eles passam quatro dias aqui na instituição, em uma residência artística, com oficinas artísticas que proporcionam essa troca de aprendizado”, enfatiza Ritelza Cabral, fundadora e presidente do Conselho Gestor da Tapera das Artes.

"Temos a alegria de ter o Armandinho com a gente essa semana. A culminância desse processo será o concerto desta quinta-feira", conclui Ritelza.

Confira | Margareth Menezes defende regulação de streamings de música

Armadinho será acompanhado por músicos cearenses em evento no Aquiraz

O músico Armandinho será acompanhado no palco pelos professores e alunos da Tapera das Artes; pelo grupo Catabum, com a direção de Jair Dantas; pelo Grupo Africano de Dança da Unilab (Redenção-CE), dirigido pelo artista Cacau.

O momento também terá a presença dos músicos da Camerata da UFC e pela Banda de Música Municipal de Aquiraz Virgílio Coelho, além do maestro Ênio Antunes, diretor artístico e regente do projeto.

Quem é Armandinho? Conheça o inventor da guitarra baiana

Em 1964, com 10 anos de idade, Armandinho Macedo começou sua carreira. Filho de Osmar, inventor do trio elétrico junto com Dodô, puxou um trio mirim que o pai fez especialmente para ele. No final dos anos 70, monta o grupo “A Cor do Som”, uma das primeiras bandas do País a unir a música regional ao rock.

Com este projeto, que durou cinco anos, foram gravados cinco discos, além de algumas turnês na Europa e EUA e uma apresentação no Festival de Montreux, na Suíça, em 1978. Atualmente, a banda vem se apresentando pelo Brasil e Europa e ganhou o Grammy Latino 2021 na Categoria de melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa.

Leia também | Grammy Latino 2023: Gaby Amarantos e Marília Mendonça são premiadas

Roma, na Itália, sediou a primeira ida do trio elétrico para fora do país. Em 1983, o Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar levou uma multidão para a Praça Navona. A partir daí, Armandinho conquistou os palcos internacionais já tendo se apresentado em mais de 20 países.

Armandinho Macêdo é uma referência do Carnaval da Bahia, com mais de 40 álbuns lançados, inclusive sendo homenageado em músicas de Caetano Veloso (com a canção “Armandinho”) e Baden Powell (com a música “Um abraço no Trio Elétrico”).

Armandinho já dividiu o palco ou recebeu em seu trio elétrico nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Fafá de Belém, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Carlinhos Brown, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Cassia Eller, Hermeto Pascoal, Arthur Moreira Lima, Sivuca, Yamandú Costa, Hamilton de Holanda, Stanley Jordan (EUA), Stanley Clarke (EUA), entre tantos outros.

“Ele é um músico da melhor e mais extraordinária tradução do virtuosismo popular da música brasileira, porque ele está ligado ao frevo do trio elétrico e ao choro. Para mim, é um dos músicos mais importantes do Brasil, na verdade da história da música popular brasileira”, destacou Caetano Veloso.

V Encontro Mestre & Aprendiz - No Palco & Na Vida

  • Quando: quinta-feira, 23, às 19 horas
  • Onde: Centro Cultural Tapera das Artes (rua Antônio Gomes dos Santos, Centro, Aquiraz)
  • Ingressos: disponíveis gratuitamente pela bilheteria do sympla

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui