Shakira faz acordo e evita prisão por sonegação de impostos
Acusada de fraude fiscal, Shakira chega a acordo com a justiça espanhola e pagará mais de 40 milhões de reais em multa
09:37 | Nov. 20, 2023
A cantora colombiana Shakira chegou a um acordo com a justiça da Espanha e pagará multa de mais de 7,5 milhões de euros (cerca de R$ 41 milhões), devido a uma acusação de fraude fiscal. O valor corresponde à metade do total que Shakira devia à receita federal espanhola acumulado entre os anos de 2012 e 2014.
O parecer foi anunciado pelo juiz José Manuel del Amo, do tribunal de Barcelona, ainda no início do julgamento. Segundo o portal SIC Notícias, de Portugal, a cantora reconheceu que era culpada e aceitou a decisão do juiz.
Segundo o Ministério Público da Espanha, Shakira passou mais da metade de cada um dos referidos anos vivendo em Barcelona, na época que era casada com o ex-jogador de futebol Gerard Piqué. Isso a teria tornado devedora de impostos ao país.
Por ter aceitado o acordo, a colombiana se livrou de uma pena de dois anos e oito meses de reclusão e multa de 23,8 milhões de euros, quase 128 milhões de reais.
Conforme publicado pelo portal SIC Notícias, em comunicado à imprensa enviado pelos advogados de Shakira, ela afirma: “Tinha duas opções: continuar a lutar até ao fim, comprometendo a minha paz de espírito e a dos meus filhos, parar de fazer músicas e discos ou encerrar e deixar para trás este capítulo da minha vida”.
LEIA MAIS | Shakira afirma que sua próxima turnê virá ao Brasil em 2024