Mateus Fazeno Rock grava audiobook de HQ que discute negritude
No Dia da Consciência Negra, Mateus Fazeno Rock grava audiobook para HQ sobre garoto negro com um atabaque no lugar do coração, com autoria de multiartista cearense
19:42 | Nov. 20, 2023
Nesta segunda-feira, 20, Dia da Consciência Negra, estreia a história em quadrinhos “Coração de Pardo”. Com roteiro do multiartista Abdiel Anselmo, ilustração de Nico da Costa e audiobook com Mateus Fazeno Rock, a trama tem como pano de fundo uma realidade distópica onde vive Pardo, um garotinho nascido com um atabaque no lugar do coração. A HQ está sendo publicada todas as segundas no Instagram Aades Leituras.
A ideia para o quadrinho surgiu a partir das inquietações de Abdiel. “A inspiração é realmente os meus questionamentos pessoais e o próprio estilo de conteúdo que consumo”, explica o autor. Segundo ele, o enredo mistura fantasia com a musicalidade afro-brasileira, mesclando elementos do horror. “Eu tentei unir tudo isso pra construir essa história que fala sobre resistência, identidade, dentro da perspectiva de um garoto pardo”, explica Abdiel.
O protagonista da história é de uma família interracial ou seja, tem mãe negra e pai branco. Diante disso, ele se vê “nessa batalha e nesse mundo distópico em que as pessoas tentam silenciar todas as raízes que não são brancas”, ilustra o multiartista, que também atua como editor de imagens do O POVO+.
A proposta inicial era produzir um curta-metragem. Em 2019, o roteirista participou do Percurso Ateliê de Escrita Dramática na Porto Iracema Das Artes. Na época, ele havia escrito um poema chamado “Ancestralidade”, onde colocava suas reflexões sobre raça. Os versos serviram como base de roteiro para a HQ, junto a questionamentos provocados pelo livro “Pele Negra, Máscaras brancas”, de Frantz Fannon, psiquiatra e filósofo das Antilhas Francesas.
A música “Pôr do Sol Marrom”, do álbum “Jesus Ñ Voltará”, do cantor e compositor cearense Mateus Fazendo Rock, também foi uma das referências usadas para construir o enredo. Como não foi possível transformar a obra em uma produção audiovisual, Abdiel convidou o artista cearense para gravar o audiobook do quadrinho.
A obra contou com recurso do XII Edital Ceará de Incentivo às Artes, da Secult-Ce. Abdiel planeja produzir uma versão física da narrativa no futuro.
Leia no O POVO+:
- História em quadrinhos recria o Super-Homem negro e africano
- Como heróis negros reconstruíram narrativas nos filmes e quadrinhos
Coração de Pardo
- De Abdiel Anselmo
- Gratuita
- Instagram: @aadesleituras