Taylor Swift: após morte de fã, prefeito do Rio anuncia medidas
Antecipar a entrada em uma hora e ocupar o anel de circulação do estádio, para tirar o público do sol são algumas das novas medidasO prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), lamentou na manhã deste sábado,18, a morte de uma fã durante o show da cantora Taylor Swift, no Engenhão, no Rio de Janeiro, e anunciou que por determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon), novas medidas foram tomadas em relação espetáculos com alta exposição ao calor.
“Será permitida a entrada de garrafas de água de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos. E as empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar água potável gratuita em ‘ilhas de hidratação’ “, declarou o prefeito através do X (antigo twitter).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Antecipar a entrada em uma hora e ocupar o anel de circulação (do estádio) para tirar o público do sol, aumento de número de brigadistas e ambulâncias, também estão entre as novas medidas a serem tomadas.
Segundo o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBRJ), cerca de mil fãs desmaiaram durante a apresentação de Swift, em decorrência da onda de calor que atinge o Rio de Janeiro e que se intensificou no Estádio Olímpico Nilton Santos por conta do grande público que foi ao local acompanhar o show. De acordo com o CPRJ, que socorreu as vítimas, a sensação térmica no Estádio chegou a 60º C.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino,também se pronunciou na rede social X (Twitter) e considerou "inaceitável que pessoas sofram, desmaiem e até morram por falta de acesso à água".
Inaceitável a perda da vida de uma jovem ontem no show no Engenhão. Obviamente, ainda estamos apurando mais detalhes das circunstâncias do ocorrido. De qualquer forma, já determinei ao Chefe Executivo de Operações do município que exija providências junto a produção do show.…
— Eduardo Paes (@eduardopaes) November 18, 2023
"Orientei o Secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous, a adotar as providências cabíveis - AINDA HOJE - quanto às denúncias de vedação ou ausência de disponibilidade de ÁGUA para os consumidores que foram ou irão a shows durante essa imensa onda de calor que o Brasil atravessa. O Código de Defesa do Consumidor exige que os serviços sejam seguros e adequados à SAÚDE. É inaceitável que pessoas sofram, desmaiem e até morram por falta de acesso à agua”, escreveu na rede social.
Entenda o caso
A estudante de psicologia, Ana Clara Benevides, de 23 anos, faleceu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, após passar mal durante a primeira apresentação da cantora Taylor Swift, na noite desta sexta-feira, 17, no Rio de Janeiro. A jovem era estudante do curso de psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), no Mato Grosso, e concluiria sua graduação já no início de 2024.
Segundo fãs da cantora, a empresa organizadora do evento, a Tickets For Fun, teria proibido a entrada de garrafas de água no estádio. Vídeos postados nas redes sociais mostram a própria Taylor Swift distribuindo copos de água durante sua apresentação, devido ao forte calor que fazia no local, mesmo na parte da noite.