33º Cine Ceará divulga programação completa e gratuita; confira

33º Cine Ceará - Festival Ibero Americano de Cinema divulga programação gratuita com recorde em número de filmes

O 33º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema anunciou nesta sexta-feira, 17, a programação gratuita de produções audiovisuais que serão exibidas no evento a partir de 25 de novembro até 1º de dezembro em Fortaleza.

Com mais de 80 filmes – sendo 30 títulos a mais do que na edição anterior –, a exibição irá ocupar três salas de cinema na Capital: uma no Cineteatro São Luiz e duas no Cinema Dragão do Mar. Os ingressos podem ser adquiridos no site do Cine Ceará.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O destaque desta edição também é o recorde de produções cearenses presentes. São 29 no total, das quais 11 são longas-metragens (oito na Mostra Olhar do Ceará e três em Exibição Especial), e 17 são curtas (15 na Mostra Olhar do Ceará e dois na Competitiva Brasileira de Curta-metragem).

Programação 33º Cine Ceará

Além das exibições das obras, a programação do 33º Cine Ceará terá debates, mostras competitivas, homenagens e sessões especiais.

Todas as manhãs durante o período do evento, os debates acontecerão no Hotel Sonata de Iracema, com discussões sobre os curtas e longas-metragens das mostras Ibero-americana e Brasileira exibidas na noite anterior.

Os bate-papos sobre os filmes da Mostra Olhar do Ceará ocorrem logo após as exibições, por sua vez, na própria sala de Cinema do Dragão, onde será a mostra.

Ailton Graça e George Moura serão homenageados no Cine Ceará

O ator Ailton Graça será homenageado no evento na segunda-feira, dia 27 de novembro, às 16 horas. O roteirista pernambucano George Moura também integra a lista de homenageados, deste vez no dia 29, às 15 horas.

Além disso, Moura irá participar de uma roda de conversa sobre "Nordeste, Cangaço, Cinema e TV" com o cineasta e diretor do Cine Ceará, Wolney Oliveira, e o jornalista Carlos Marcelo, que mediará o encontro.

A doutora em sociologia e jornalista Bete Jaguaribe, diretora de Formação e Criação do Instituto Dragão do Mar (IDM) e da Escola Porto Iracema das Artes, e coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor); o agricultor e cineasta popular autodidata Josafá Ferreira Duarte; e a cineasta, jornalista e produtora Verônica Guedes, diretora executiva do For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero, também compõe os homenageados do 33º Cine Ceará.

Confira a programação do 33º Cine Ceará em cada cinema

Cineteatro São Luiz:

  • Seis produções de 10 países que competem na Mostra Ibero-americana de Longa-metragem
  • 14 curtas de 12 estados brasileiros selecionados para a Competitiva Brasileira de Curta-metragem
  • Mostra paralela "A Cinemateca é Brasileira", que teve início no dia 14 de novembro – antecedendo a abertura do Festival – e segue até o dia 25
  • "Mostras Sociais - O Primeiro Filme A Gente Nunca Esquece", no dia 27, às 9 horas, com o filme cearense “Os maluvidos”, dirigido por Josenildo Nascimento e Gislandia Barros
  • Documentário "Memórias da chuva", de Wolney Oliveira, no dia 26
  • “Mais pesado é o céu”, de Petrus Cariry, no dia 29
  • No dia 1º de dezembro, após a cerimônia de encerramento, a ficção “Estranho caminho”, dirigido por Guto Parente.

Cinema do Dragão:

  • Documentário “Iracemas”, da diretora Tuca Siqueira, no dia 1º de dezembro
  • No local, o festival exibe anualmente a Mostra Olhar do Ceará, que este ano conta com oito longas e os 15 curtas-metragens concorrendo ao Troféu Mucuripe
  • Filmes das mostras paralelas "Canal Brasil 25 Anos", de 26 a 30 de novembro
  • Vitrine LGBTQIA+, de 26 de novembro a 1º de dezembro
  • Mostras Sociais - Melhor Idade: que exibirá, no dia 28 de novembro, às 9 horas, o documentário de longa-metragem “Paraíso”, de Sérgio Tréfaut, uma coprodução entre Brasil, Portugal e França
  • Mostras Sociais: Acessibilidade: no dia 29, às 9 horas, com a ficção “O filho único do meu pai”, de Jotapê Lima

33º Cine Ceará - Festival Ibero Americano de Cinema

  • Onde: Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 - Centro) e Cinema do Dragão (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
  • Quando: de 25 de novembro a 1º de dezembro de 2023
  • Mais informações: no site do CineCeará ou Instagram @cineceara

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

33 cine ceara cine ceara 2023 Festival Ibero Americano de Cinema vida e arte programaçao

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar