Conheça Maria Brechane, representante do Brasil no Miss Universo
Gaúcha de apenas 19 anos, a estudante de jornalismo Maria Brechane representa o Brasil na 72ª edição do Miss Universo e pode levar o troféu para o País após 55 anosA final da 72ª edição do concurso de beleza feminina Miss Universo será disputada em El Salvador neste sábado, 18, e o Brasil terá como representante uma jovem gaúcha de apenas 19 anos. Atriz e estudante de jornalismo, Maria Eduarda Brechane tentará levar a coroa do evento para o País após 55 anos desde a última vitória brasileira na competição.
Ela tentará igualar o feito da baiana Martha Vasconcellos, que alcançou o topo do concurso em 1968. A modelo gaúcha disputará o título deste ano com outras 84 candidatas. Nas últimas três edições, o Brasil ficou de fora do primeiro corte em duas ocasiões, quando a capixaba Mia Mamede (2022) e a cearense Teresa Santos (2021) não se classificaram entre as 16 semifinalistas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em 2020, porém, o País chegou ao segundo lugar com a gaúcha Julia Gama. Agora, sua conterrânea tentará melhor colocação. Mesmo bastante jovem, Maria Brechane se porta com muita maturidade. “Hoje represento não apenas os jovens como eu, mas a ideia de que independentemente da sua idade você pode realizar os seus sonhos e fazer história no seu meio. Nunca se é jovem demais ou velho demais para sonhar alto”, disse em entrevista ao portal F5.
Leia mais
A modelo, de ascendências indígenas e europeias, é apaixonada pelo mundo miss desde pequena e tem como inspiração a também gaúcha Ieda Maria Vargas - primeira brasileira a conquistar o Miss Universo, em 1963. Maria Brechane se preparou por dois anos para a disputa e analisa que ser Miss Brasil é "como ser uma diplomata, pois carrega consigo as causas e diversidades do País".
Em sua trajetória, a estudante carrega envolvimento em projetos sociais e tem como principal objetivo “incentivar a cultura, o esporte e o lazer”. Ela garante se sentir com “bastante energia” e desejar “fazer história” nesta edição do Miss Universo. Para Maria Brechane, o sentimento que fica é o de “gratidão”.
“Estou animada. Antes da final muita coisa acontece, pois é um confinamento de 16 dias com diversas entrevistas, muitos compromissos e a etapa preliminar. Mas estou feliz e grata por participar de todos esses desafios. Sonho com isso a minha vida toda, então a sensação de gratidão por estar aqui é o que fala mais alto”, pontua.
A transmissão do Miss Universo ocorrerá neste sábado, 18, a partir das 22 horas. Será possível conferir gratuitamente a cerimônia no canal do concurso no YouTube.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente