Esquecidas na História: Conheça Leopoldina, a austríaca por trás da Independência do Brasil

A história de mulheres revolucionárias, mas que tiveram nomes e feitos apagados das narrativas históricas é o tema central da série "Esquecidas na História". Confira

Os feitos memoráveis da primeira imperatriz do Brasil, Maria Leopoldina, serão recontados pelo O POVO no próximo episódio da série especial "Esquecidas na História". O episódio estará disponível no domingo, 12, às 19h, nos perfis do O POVO no Instagram e no TikTok e contará detalhes da vida da austríaca por trás da Independência do Brasil.

Quem foi Maria Leopoldina? E qual sua relação com a independência do País?

A primeira imperatriz brasileira, Maria Leopoldina, teve um papel importante para a história do Brasil. Ainda que usualmente seja conhecida na história apenas como "a esposa de Dom Pedro I", a mulher participava ferrenhamente da sua vida política.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

No entanto, durante muitos anos seus feitos foram encobertos. A verdade, porém, é que sua articulação política foi fundamental para a emancipação do Brasil do controle da coroa de Portugal. 

O POVO reconta a história de mulheres revolucionárias, mas que tiveram seus nomes e feitos apagados da história

A história de mulheres fundamentais para o desenvolvimento da humanidade, mas que tiveram nomes e feitos ignorados ou subjugados nas narrativas históricas é o tema central da série “Esquecidas na História”.

A produção, original do O POVO e exclusiva para as redes sociais, lançará novos episódios em todos os domingos até o dia 17 de dezembro.

⁠⁠Da arte a ciência, passando pela literatura e política, dez mulheres terão suas trajetórias recontadas com o devido protagonismo e relevância diante de suas vivências, descobertas e feitos que mudaram o rumo da humanidade.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

maria leopoldina leopoldina imperatriz brasil dom pedro i independência

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar