Papai Noel te esqueceu? Conheça os piores filmes de Natal
Nada melhor do que curtir a sua ‘noite feliz’ com longa-metragens natalinos que já foram criticados pela mídia e pelo público; confira os títulosPapai Noel visitando marcianos? “Esqueceram de Mim” sem Macaulay Culkin? Nem sempre a produção de filmes natalinos é um sucesso. Mas quando toda a família se reúne para celebrar, os piores filmes de Natal podem ser uma boa opção para se divertir.
Longe de clássicos da época como “O Grinch”, “Um Duende em Nova York” e “Simplesmente Amor”, que arrecadaram altas quantias nas bilheterias mundiais, os filmes selecionados não conseguiram agradar à crítica ou ao público.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ao lado de seleção feita pelo Rotten Tomatoes, portal agregador de críticas do cinema, cinco gravações ganharam espaço na lista de piores filmes de Natal e são apresentadas a seguir.
1. Papai Noel Conquista os Marcianos (1964)
O longa-metragem de comédia e ficção científica da década de 60 inclui efeitos especiais precários e maquiagem exagerada para levar os telespectadores em uma tentativa de encontrar o Papai Noel e levá-lo até Marte, para animar as crianças do planeta vermelho.
Dirigido por Nicholas Webster, o filme “Papai Noel Conquista os Marcianos” alcançou 25% de aprovação da crítica e 27% da audiência no Rotten Tomatoes.
- Disponível em: Classix
2. Star Wars - Especial de Natal (1978)
Nem a galáxia muito distante de Star Wars conseguiu escapar de um especial de Natal em 1978, para manter o interesse do público na franquia. Mas a decisão acabou não funcionando tão bem assim e o longa foi exibido apenas uma vez, nos Estados Unidos, sem lançamento oficial em outros formatos.
Apesar de ser chamado de “Especial de Natal”, a adaptação com os personagens de Star Wars possui mais referências a outro feriado norte-americano, o Dia de Ação de Graças.
- Disponível em: não tem exibição oficial
3. Esqueceram de Mim 3 (1997)
Se a estreia de Macaulay Culkin nas telonas transformou o filme “Esqueceram de Mim” em um clássico de Natal, o mesmo não pode ser dito da terceira versão do longa, estrelando Alex D. Linz como o protagonista e com participação da atriz Scarlett Johansson (a Viúva Negra da Marvel).
O enredo segue a mesma fórmula do primeiro, com um grupo de criminosos e um garoto atento aos seus esquemas, mas a pontuação na crítica alcançou apenas 32%. O número é ainda menor na avaliação do público, com 27%.
- Disponível em: Disney +
4. Uma Noite Mágica (1998)
O filme natalino coloca o ator Michael Keaton no papel do protagonista Jack Frost, um pai ausente que, um ano após morrer em um acidente de carro, volta como um boneco de neve. Agora, ele vai usar sua última chance para consertar os erros com o filho.
Apesar de ter recebido 40% de aprovação do público, o longa-metragem conseguiu apenas 19% na avaliação da crítica, compilada no Rotten Tomatoes.
- Disponível em: Amazon Prime (aluguel) e Apple TV (aluguel)
5. Um Natal Brilhante (2006)
Com um orçamento estimado de US$ 5 milhões, “Um Natal Brilhante” foi descrito pela crítica no Rotten Tomatoes como “um filme de férias desnecessariamente mesquinho”.
A sua pontuação, a menor entre os outros títulos já recomendados na lista, chegou a 6%. Por outro lado, a opinião da crítica não atingiu completamente a opinião do público, que chegou a avaliar o filme com 30%.
- Disponível em: HBO Max, Star +, Amazon Prime (assinatura premium)