Ilustração feita por IA é indicada ao Prêmio Jabuti e gera polêmica

Ilustrações da nova edição de "Frankenstein" foram feitas com auxilio de inteligência artificial (IA)

19:47 | Nov. 09, 2023

Por: Lillian Santos
Ilustrações da nova edição de Frankenstein foram feitas com auxilio de inteligência artificial (IA) (foto: Clube de Literatura Clássica/Divulgação)

Nesta quinta-feira, 9, o Prêmio Jabuti revelou a lista de semifinalistas que concorrem na edição de 2023. Principal condecoração de literatura no Brasil, a 65º edição, no entanto, se envolveu em uma polêmica.

Na categoria de Ilustração, o designer Vicente Pessôa é um dos semifinalistas com “Frankenstein”. Clássico original de Mary Shelley, a capa da nova edição da obra contou com auxílio de ferramentas de inteligência artificial (IA) para sua produção.

“Primeiro livro da história do universo que foi inteiramente ilustrado por IA”, como Vicente mesmo descreve, o processo de criação da capa foi exibido no canal do Youtube do Clube de Literatura Clássica, editora da publicação.

Ao Estadão, o designer responsável pela reedição de “Frankenstein” afirmou estar “achando legal demais” as críticas e comentários acerca da autoria da capa que é semifinalista no Prêmio Jabuti.

Leia também | Marvel causa polêmica ao usar inteligência artificial em nova série

“Gosto de polêmica, gosto de gente chorando, esperneando, rasgando as vestes. Divulga meu nome e o Clube. Eu só acho que os ilustradores que estão achando realmente ruim vão ficar para trás. O IA está aí e veio para ficar”, disse.

Até o momento, a Câmara Brasileira do Livro, entidade responsável pelo Prêmio Jabuti, não se manifestou sobre o assunto. Com a ilustração de “Frankenstein”, Vicente Pessôa está na semifinal ao lado de Fayga Ostrower, Odilon Moraes, Daniel Kondo, André Neves, Fran Matsumoto, Letícia Lopes, Bruna Ximenes, Cris Eich e Rogério Coelho.

Cearenses estão na semifinal do Prêmio Jabuti 2023

Confira | Fotógrafo recusa prêmio por foto gerada com inteligência artificial

Entre os cearenses selecionados na semifinal do Prêmio Jabuti, estão Zé Wellington, com “Mata-mata: versão estendida”, na categoria Romance de Entretenimento; e Lira Neto, com “A vacina sem revolta: a luta de Rodolpho Theophilo contra o poder e a peste”, em Biografia e Reportagem.

O resultado com os finalistas do 65º Prêmio Jabuti será divulgado no dia 21 de novembro, a partir de 12 horas, no site oficial da premiação. Marcada para ocorrer no dia 5 de dezembro, a cerimônia de entrega do troféu Jabuti aos vencedores de 2023 será realizada no Theatro Municipal de São Paulo.

Colecionando Palavras: leia a entrevista com o escritor Lira Neto

65º Prêmio Jabuti

  • Divulgação dos finalistas: 21 de novembro, às 12 horas
  • Onde: site do Prêmio Jabuti
  • Cerimônia de premiação: 5 de dezembro
  • Onde: Theatro Municipal de São Paulo (praça Ramos de Azevedo, s/n - República, São Paulo)
  • Mais informações: site do Prêmio Jabuti

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui