Escritor cearense lança livro sobre memórias da juventude este mês

Saraiva Júnior narra episódios da infância no interior e da adolescência em Fortaleza em seu novo livro

Advogado, professor de história, jogador de futebol, militante político, "escrevinhador", filho, marido, pai... São muitos termos que podem ser utilizados para descrever Saraiva Júnior.

Nascido em Senador Pompeu, cidade do Sertão Central cearense, ele relembra memória da juventude no livro "Menino à margem", que será lançado na quinta-feira, 16, na Casa Coral, estabelecimento localizado na Praia de Iracema.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Saraiva Junior se insere como narrador-personagem no livro. A obra traça um paralelo entre um mundo cheio de regras e repressões e a dinâmica agitada das ruas e as trocas de experiência de vida.

Lembranças da juventude

A obra pode ser traduzida como uma grande ode à família. Evocando a curiosidade da criança e a rebeldia da adolescência, Saraiva Júnior relembra momentos em que jogava futebol e tomava banho de rio, das poesias que escrevia na juventude, das inúmeras vezes que foi comprar edições do jornal O POVO para o pai e da época de quando veio morar no bairro Benfica, na Capital.

Em entrevista ao Vida&Arte, o autor ainda relembra do momento quando foi aprovado em uma seleção para jogar no Fortaleza Esporte Clube, mas foi proibido pelo pai, sob a ameaça de voltar para o interior. Após a negativa do pai, passou a se dedicar à literatura.

Nesse período, ele teve contato com autores como Karl Marx, Friedrich Engels, Leon Trótski e Vladimir Lenin. Por conta disso, Saraiva Júnior chegou a ser preso e torturado pela polícia política da Ditadura Civil-Militar (1964-1985). Sobre a época, ele diz: "Mas eu nessas 'alturas' eu já sabia remar contra a corrente. E continuo remando até hoje".

LEIA MAIS | Elmano diz que mausoléu de Castelo Branco não ficará no Palácio da Abolição

Tradição de família

As artes sempre fizeram parte da vida do autor desde sua infância no interior até os dias atuais. O pai era agricultor; a mãe era professora, pintora, instrumentista, bordadeira e foi a responsável por apresentar ao filho grandes nomes da literatura, como José de Alencar, Rachel de Queiroz e Machado de Assis.

Esta mesma vocação para as artes, que a mãe tinha, hoje, ele e a esposa passam para os filhos. Os filhos João e Bruno são musicistas. A filha, Raisa, foi a responsável por criar as ilustrações de nanquim presentes no livro.

"Ela [Raisa] me estimulou a escrever este livro e já foi logo dizendo que ia fazer as ilustrações", revela Saraiva Junior em entrevista ao Vida & Arte.

Lançamento do livro "Menino à margem"

  • Quando: quinta-feira, 16 de novembro, a partir das 18 horas
  • Onde: Casa Coral (rua dos Tabajaras, 450 - Praia de Iracema)
  • Quanto: o livro custa R$40 (pagamentos via Pix ou dinheiro)

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

VIDA & ARTE lançamento literatura Memória ditadura

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar